TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre produtividade e indicadores econômicos e financeiros para propriedades leiteiras em Minas Gerais e Goiás em 2014

Por:   •  19/9/2016  •  Monografia  •  17.321 Palavras (70 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 70

Relação entre produtividade e indicadores econômicos e financeiros para propriedades leiteiras em Minas Gerais e Goiás em 2014 

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CARACTERIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE        

2.1        Breve história da pecuária leiteira no Brasil        

2.2        Propriedades leiteiras e Agricultura Familiar no Brasil        

2.3        Produção e Produtividade do leite entre os anos de 1996 e 2014        

2.4        Emprego, renda e consumo        

3        PRODUTIVIDADE LEITEIRA        

3.1        A adoção de tecnologias no sistema produtivo leiteiro        

3.2        Transformações agronegócio do leite        

3.2.1        Gerenciamento do agronegócio        

3.3        Indicadores de medição de desempenho        

4        METODOLOGIA        

4.1        Caracterização e escolha da amostra        

4.2        Coleta de dados        

4.2.1        Coletas de dados a partir de visitas mensais        

4.3        Tabulação e cálculo de indicadores econômico-financeiros e técnicos        

4.3.1        Financeiros        

4.3.2        Eficiência técnica        

5        RESULTADOS E DISCUSSÕES        

6        CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O agronegócio brasileiro tem grande importância para o País uma vez que, segundo dados do CEPEA, em 2014, o PIB (Produto Interno Bruto) gerado por este setor foi de aproximadamente 20,6% do PIB total do Brasil, o que significa criação de emprego e renda na economia brasileira.

A cadeia produtiva do leite possui peso relevante neste contexto por apresentar características como sua extensão e a diversidade entre produtores. Segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2006), em 2006 a atividade leiteira estava presente em quase 99% dos municípios brasileiros, com produção de menos de 10 Litros por dia à mais de 500 Litros por dia.

A abertura comercial e a desregulamentação da economia brasileira foram políticas econômicas que trouxeram profundas transformações estruturais e organizacionais para a cadeia produtiva de lácteos a partir de meados da década de 1990. Dentre essas mudanças, o aumento da concorrência externa e o consumo interno. Diante essas modificações, o produtor passou a precisar tomar algumas providências para continuar competitivo, tais como investir em tecnologias que permitam o aumento da produtividade, mão-de-obra especializada e assistência técnica. Mas além da melhoria na produção, a preocupação com índices financeiros e econômicos é cada vez mais decorrente entre produtores rurais. Acompanhar dados, como receitas e despesas da propriedade, tornou parte fundamental para a tomada de decisão consciente a fim de atingir o ótimo econômico. 

Ferrazza (2012) ressalta que na atividade leiteira a conciliação entre indicadores técnicos, como a produtividade, e indicadores econômicos otimiza a tomada de decisão na empresa rural. Segundo Nascif (2014) o atual desafio na pecuária leiteira é a gestão com foco no produtor. O objetivo deixou de ser apenas aumento da produção para obter eficiência técnica para passou a ser aumento da produção visando eficiência econômica, que “não necessariamente passa pelo ótimo produtivo”, o que sugere, portanto que o “aumento da produção não significa, necessariamente aumento da rentabilidade” (NASCIF, 2014, p.30).

No meio rural, os produtores precisam controlar os aspectos técnicos, econômicos e financeiros, de forma a obter dados consistentes para a correta tomada de decisão e ter, assim, possibilidade menor de errar nas escolhas devido ao empirismo ou à falta da informação correta.

Este trabalho objetivou correlacionar indicadores técnicos, econômicos e financeiros de propriedades produtoras de leite (PPl’s) localizadas em Minas Gerais. A conclusão foi que altos índices de produtividade não acarretam, necessariamente, indicadores financeiros e econômicos satisfatórios, em decorrência da gestão pouco eficiente e da má utilização dos recursos existentes na propriedade.

Para isto, utilizou-se o estudos de casos com propriedades vinculadas a um projeto denominado GepLeite (Gestão Eficiente da Propriedade Leiteira). A pesquisa constituiu-se de três etapas distintas, sendo a primeira delas a coleta de dados das 10 propriedades (amostra obtida por disponibilidade dos dados); uma segunda etapa, de tabulação e cálculo dos indicadores financeiros, econômicos e técnicos e, por fim, a terceira, que consistiu no tratamento e na análise dos dados coletados.

O resultado desta pesquisa pode trazer subsídios para discussões, entre técnicos e produtores da área, sobre as condutas que estão sendo adotadas durante a assistência técnica, a maneira de gerir a propriedade e o modo de utilizar os recursos existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (110.6 Kb)   pdf (746.5 Kb)   docx (251.6 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com