TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ EM MINAS GERAIS

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

ADALINE FERREIRA DE SOUZA SOARES – RA 8821381201

ANA CAROLINA OLIVEIRA ROCHA – RA 9856495813

LUCAS OLIVEIRA ROCHA – RA 9855491994

LUDMILA DA SILVA CARVALHO – RA 1299102277

SIANE GONÇALVES MICCRONI RESENDE – RA 8821334006

TIAGO HENRIQUE RODRIGUES DE ANDRADE – RA 880351716

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ EM MINAS GERAIS

BRASIL E NO MUNDO

BELO HORIZONTE

2014

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

ADALINE FERREIRA DE SOUZA SOARES – RA 8821381201

ANA CAROLINA OLIVEIRA ROCHA – RA 9856495813

LUCAS OLIVEIRA ROCHA – RA 9855491994

LUDMILA DA SILVA CARVALHO – RA 1299102277

SIANE GONÇALVES MICCRONI RESENDE – RA 8821334006

TIAGO HENRIQUE RODRIGUES DE ANDRADE – RA 880351716

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ EM MINAS GERAIS

BRASIL E NO MUNDO

Trabalho apresentado a disciplina Economia como requisito parcial para a aprovação no 1º período do Curso de Administração sob a orientação do professor Frederico Mendes de Carvalho.

BELO HORIZONTE

2014


SUMÁRIO

                                                                                                                           Pág.

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................... 1

2. OBJETIVO................................................................................................................. 1

3. ANÁLISE MACROECONÔMICA DO CAFÉ..................................................... 2

4. REGIÕES PRODUTORAS DE CAFÉS EM MINAS GERAIS......................... 2

4.1. CAFÉ DO SUL DE MINAS.................................................................................. 3

4.2. CERRADO MINEIRO.......................................................................................... 3

5. CONCORRÊNCIA................................................................................................... 3

6. INFLUÊNCIA NA ECONÔMIA............................................................................ 4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................... 6


  1. Introdução

Não existem dados precisos sobre a introdução da cafeicultura no Brasil. Atribui-se a Francisco de Melo Palheta as primeiras plantações no Pará, em 1727, com sementes obtidas de uma expedição à Guiana Francesa, em uma época que o café já possuía grande valor comercial.

O café é um dos produtos mais tradicionais da agricultura brasileira e possui uma relação direta com a evolução da nossa história, pois, através da cultura, foram observados momentos áureos, como também, estado de penúria. A cultura do café ainda apresenta relevante importância na economia nacional, desde o século XVII. Por quase um século, o café foi à grande riqueza brasileira, e as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e o inseriram nas relações internacionais de comércio. A cultura do café ocupou vales e montanhas, possibilitando o surgimento de cidades e dinamização de importantes centros urbanos por todo o interior do estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Norte do Paraná.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores (Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia, Índia e Etiópia). É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.

Minas Gerais é o mais importante estado produtor de café do Brasil, com mais de 50% da produção total. A produção mineira, em 2003, foi de 890 mil toneladas, superior ao segundo maior produtor mundial, o Vietnã, cuja produção, em 2003, foi de 771 mil toneladas conforme dados do IBGE. Dentre as regiões mais importantes na produção de café em Minas Gerais, encontram-se o Sul de Minas (Considerada a principal de Minas e do Brasil devido a aptidão ao clima e o solo para maior produtividade) e Cerrado Mineiro.

Dessa forma, o problema de pesquisa consiste em verificar os indicadores econômicos do café em Minas Gerais, visando um conhecimento para nós estudantes do curso de Administração a análise (interpretação) econômica.

  1. Objetivo

Esse relatório objetiva fornecer informações relevantes sobre o mercado de café e seus indicadores econômicos no Estado de Minas Gerais, como o seu desenvolvimento na história do Brasil, a sua proporção para o crescimento do país e suas perspectivas.

Caracteriza-se a amostragem de instrumentos que possam mitigá-las ou eliminá-las, a compreender como os indicadores econômicos do café no Estado das Minas Gerais que se relacionam reconhecer a importância da produção de café dentro do Estado e para o Brasil, capacitando a nós alunando a análise de um relatório econômico.

  1. Analise Macroeconômica do Café

Minas Gerais, dentre os estados brasileiros produtores de café, destaca-se como o maior produtor e foi responsável, em 2002/03, por 44,42% do total produzido internamente. É um dos produtos de maior importância na pauta de exportações mineira e, em 2003, R$ 2,248 bilhões dos R$ 12,501 bilhões que compuseram o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Estado foram advindos do café, caracterizando-o como principal produto agrícola, em termos de receitas (FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO, 2004).

Percebe-se que a importância da cafeicultura mineira pode ser avaliada não apenas pela produção e renda, mas pelo seu papel no mercado de trabalho como geradora de empregos e como fator de fixação de mão-de-obra no meio rural. A cadeia produtiva do café gera cerca de 4,6 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o estado das Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (244.8 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com