TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renda e nível geral de preços

Resenha: Renda e nível geral de preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Renda e nível geral de preços

Renda é a soma das remunerações feitas aos fatores da produção empregados no processo produtivo durante um determinado período de tempo, ou seja, é o total dos salários, aluguéis, juros e lucros.

Na Macroeconomia se estuda o comportamento geral dos preços da economia. O Índice Geral de Preços mede o nível médio dos preços, em comparação com um determinado período base. O crescimento de preços de um período para outro se denomina taxa de inflação. As causas e as consequências da inflação são estudadas pela teoria macroeconômica.

O IGP, índice geral dos preços é resultante da média ponderada de três índices: IPA (Índice de Preços no Atacado), com peso de 60%, IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%, e INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), com 10%.

Balança de Pagamento e Balança Comercial

Balanço de Pagamentos (BP) é um registro sistemático das transações comerciais e financeiras de um país com o Exterior, entre residentes e não residentes de um país.

Apesar das transações com o exterior serem efetuadas com diversos países e, portanto, com várias divisas (moedas estrangeiras), normalmente o BP é expresso apenas em uma moeda. Em geral utiliza-se o dólar por ser uma moeda de aceitação mundial.

O BP pode ser levantado na unidade de tempo em que se deseja (mês, trimestre, ano, etc.). Em geral são apresentadas anualmente.

Em geral podemos classificar a contabilização do BP da seguinte forma: as transações que resultam em entrada de divisas (são moedas estrangeiras) para o país considerado e são registradas com sinal positivo (+) e as transações que têm como consequência saída de divisas, com sinal negativo (-).

Balança comercial é uma conta dentro do Balanço de Pagamentos e é onde é feito o registro dos valores de importações e exportações.

Se um país exporta mais do que importa, diz-se que houve um aumento da balança comercial; o país tem superávit comercial. Já se ocorre o contrário, o país importa mais do que exporta, diz-se que sua balança comercial teve uma redução; o país teve um déficit comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com