TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Geral Das Atividades Físicas E Do Esporte Na Pré-História

Monografias: História Geral Das Atividades Físicas E Do Esporte Na Pré-História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  2.037 Visualizações

Página 1 de 3

1. HISTORIA GERAL DAS ATIVIDADES FÍSICAS E DO ESPORTE NA

PRÉ-HISTÓRIA

Ao rever a história da humanidade é possível perceber a presença da atividade física, e dos esportes, associada às vários movimentos corporais que produziram um aprimoramento de habilidades motoras prontas para garanti à sobrevivência do homem sobre a terra. O homem primitivo deslocava-se de um lugar para o outro a procura de alimentos, trepando, nadando, saltando e lançando suas diferentes armas de arremesso. Tais atividades nesse período da pré-história dependiam da ação, do ato físico. Eles dependiam de força, velocidade e resistência para se proteger já que faziam grandes caminhadas atrás de alimento; mas na pré história não se tem indícios concretos de como foram praticados os exercícios pelo homem primitivos além da imitação.

‘’ As ações como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foi facilitado cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força, assinalando assim, a sobrevivência do homem primitivo através da aquisição de um verdadeiro repertório psicomotor.’’ (OLIVEIRA, 2006, p.13)

O homem pré-histórico, na primeira fase de seu primitivismo, tinha sua vida cotidiana pontuada, principalmente, por duas grandes preocupações – atacar e defender. Era mais músculo do que cérebro. Realizava vários exercícios naturais, praticando uma verdadeira educação física espontânea e ocasional. Pela repetição contínua desses exercícios o seu treinamento era diário, pois sempre estava em situações difíceis, para caçar e não virar a caça vivia constantemente lutando contra os seus limites, fugindo de tudo que o ameaçava. Assim a atividade física praticadas com naturalidade.

A atividade física, esportes na pré-história está dentro dos aspectos: natural, utilitário, guerreiro, recreativo e religioso.

“… as atividades físicas das sociedades pré-históricas – dentro dos aspectos natural, utilitário, guerreiro, ritual e recreativo – objetivavam a luta pela vida, os ritos e cultos, a preparação guerreira, as ações competitivas e as práticas recreativas.” (RAMOS, 1982, p. 17).

a. Aspecto Natural

No aspecto natural podemos citar as atividades físicas que o homem primitivo fazia pela sua sobrevivência, corria para caçar e fugir do perigo, ele tinha que atravessar rios, praticando assim a natação, pescando, arremessando, lançando, guerreando.

b. Aspecto Utilitário

Na caça ou na pesca, percebeu-se que precisava "treinar" o arremesso da lança para que, quando surgisse perigo ou presa o arremesso fosse preciso, essa "evolução técnica" já não mais apenas instintiva.

c. Aspectos Guerreiro

Com tanto treinamento o homem começou a conhecer melhor sua natureza, trazendo para seu domínio muitas coisas como: a agricultura e o pastoreio. Forçando assim ao grupo atacado a treinarem luta para defenderem o que é seu. Com o crescimento da população são designados a novas tarefas formando assim grupos de seguranças para defenderem seu território.

d. Aspecto Recreativo

Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com