TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a Macroeconomia

Ensaio: Respostas a Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Ensaio  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 7

O banco central é o órgão responsável pela política financeira monetária, e tem como objetivo, regular o montante de moeda e de credito e as taxas de juros de forma compatível com o nível de atividade econômica. É o banco dos bancos, quando o fluxo de caixa representa insuficiência (é socorrido pelo banco central), e em caso de excessos (depositam no banco central para e não deixarem os recursos ociosos). O banco central para operar a política monetária possui como instrumentos: controle de emissões de moeda manual, depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias, operações com mercado aberto (open market), política de redesconto.

Questão 9

A inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda agregada em relação á produção disponível de bens e serviços.

A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está próximo do pleno emprego de recursos. Nessa situação, aumento da demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade conduzem a elevação de preços.

Um fenômeno associado á inflação de demanda é a chamada curva de Phillips que mostra que existiria uma relação inversa entre as taxas de salários e as taxas de desemprego.

Para combater um processo de inflação de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem redução da procura agregada de bens e serviços (como redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, controle de créditos e elevação da taxa de juros).

A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da o oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado.

As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são:

Aumento do custo de matérias-primas.

Aumentos salariais acima da produtividade.

Estrutura de mercado.

A inflação inercial é o processo automático de realimentação de preços. Ou seja, a inflação corrente decorre da inflação passada, perpetuando-se uma inércia ou memória inflacionária. Ela é provocada, fundamentalmente, pelos mecanismos de indexação formal (salários, aluguéis, contratos financeiros) e indexação informal (preços em geral e impostos, preços e tarifas publicas).

Os aumentos de preços passados são automaticamente repassados para todos os demais preços da economia, por meio dos mecanismos de correção monetária, cambial e salarial, gerando um processo auto-realimentador de inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com