TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre Empreendedorismo

Ensaio: Respostas a perguntas sobre Empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Ensaio  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

“Resiliência e conhecimento multidisciplinar estão entre os atributos essenciais para que o gestor estratégico de uma grande empresa possa aguentar o tranco.” Tatiana Vaz de EXAME.COM.

• Adaptabilidade

• Resiliência

• Interatividade

• Polivalência

• Ponderação

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

2.1 Empresa

• Definição 1 (PLT)

Empresa: As empresas são um tipo de organização, porém é um tipo de organização que visam o lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana. As empresas de hoje são diferentes de ontem e, provavelmente, amanhã e no futuro distante serão ainda mais diferentes. Não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: As empresas podem assumir diferentes tamanhos e estrutura organizacional. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens e serviços

• Definição 2 (Dicionário Aurélio)

Empresa: Empreendimento. Organização econômica destinada à produção ou venda de mercadoria ou serviços, tendo em geral como objetivo o lucro.

• Definição 3 (Livro Administração: Teorias e processos)

A empresa em si é um agrupamento humano hierarquizado que tem como motivação o lucro.

Se fossemos fazer um organograma sobre a empresa a empresa seria o centro de tudo, ou seja, a principal peça.

2.2 Gestor

O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, programa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controlo ou verificação.

2.3 Empresário

• Conceito segundo Código Civil Brasileiro

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (art. 966) Veja que o dispositivo trata do empresário como sendo o sujeito individualmente considerado, o que nos permite concluir que todos aqueles que atuavam na condição de Firma Individual passam, agora, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com