TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre economia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Ensaio  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito enquanto que os recursos produtivos tendem ao finito. Esta discussão sobre a escassez, também, interfere nos mecanismos de mercado uma vez que os produtores precisam de insumos de produção para produzir os bens ou serviços que estão interessados em vender. A dificuldade por encontrar esses insumos pode provocar dificuldades na produção de um determinado bem ou serviço o que, conseqüentemente, implicará em dificuldade de satisfazer uma determinada necessidade. Essa explicação conceitual, ampliada, sobre a escassez interferindo nos interesses da oferta e nos interesses da demanda demonstram que escassez é um problema que permeia toda a economia. Diante desse contexto assinale a alternativa que apresenta uma situação de escassez pelo lado da oferta.

a.

A escassez da oferta ocorre quando a queda nos preços provoca uma grande corrida por consumo de bens e serviços na economia. O mercado aquecido faz com que os produtores procurem produzir em grande quantidade satisfazendo todos os demandantes.

b.

A escassez da oferta ocorre quando a queda nos preços provoca uma grande corrida por parte dos produtores intencionados em produzir bens e serviços que satisfaçam todas as necessidades humanas.

c.

A escassez da oferta ocorre quando a elevação de preços provoca uma grande corrida dos consumidores ao mercado para adquirir bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Assim, o mercado sofrerá como consequência a elevação da produção desses bens e serviços para satisfazer todos os demandantes.

d.

A escassez da oferta ocorre quando a redução de preços provoca um desestímulo aos produtores em produzir bens e serviços que satisfaçam as necessidades dos seus respectivos demandantes. Isto é, haverá uma demanda maior que a oferta.

e.

A escassez da oferta ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma oferta maior que a demanda.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Os interesses divergentes entre produtores e compradores tendem a provocar desequilíbrios no mercado. O ponto que busca satisfazer os interesses desses agentes econômicos é chamado ponto de equilíbrio de mercado. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o conceito formal de equilíbrio de mercado em economia.

a.

Ponto de Equilíbrio de Mercado significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. O Ponto de Equilíbrio de Mercado reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação.

b.

Ponto de Equilíbrio de Mercado é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. O Ponto de Equilíbrio de Mercado mostra as intenções de venda dos produtores.

c.

O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

d.

O Ponto de Equilíbrio de Mercado, também, é chamado de Teoria dos Preços porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado.

e.

Originalmente, Ponto de Equilíbrio de Mercado significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Atualmente, podemos conceituar Ponto de Equilíbrio de Mercado como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Os bens substitutos são aqueles que influenciam a sua decisão de consumo por um produto quando o outro apresenta condições pouco atrativas, ou seja, ao elevar o preço da Coca cola em relação ao preço da Pepsi cola, se você não for influenciado por preferências/hábitos de consumo, você racionalmente será induzido a aumentar a quantidade demandada de Pepsi cola. Em contrapartida, os produtos ou serviços complementares são produto ou serviços que complementam a utilização de outro produto ou serviço, isto é, ao tomar a decisão de adquirir uma impressora HP eu terei que adquirir o cartucho condizente com essa máquina/modelo, mesmo se o cartucho das impressoras Epson forem mais acessíveis não resolverá o meu problema em virtude da incompatibilidade (não se complementam) entre os produtos. Diante destas explicações sobre o conceito de bens substitutos e bens complementares suponha três bens normais (X, Y e Z). Os bens X e Y são substitutos e os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento no preço de X provocará:

a.

Redução na quantidade demandada de X e também redução na demanda de Y.

b.

Redução na quantidade demandada de X e também redução na demanda de Z.

c.

Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.

d.

Redução na quantidade demandada de Y e aumento na de X.

e.

Redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com