TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre economia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Ensaio  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 6

1-Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como, quanto e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos?

Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.

Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.

2-Quais as principais diferenças em uma economia de mercado e em uma economia centralizada?

Chamamos Economia de Mercado a lago que, em diferentes interpretações teóricas, tem sido designado por capitalismo. Ou seja, é caracterizado pelo funcionamento de um sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, na livre concorrência, na liberdade de exercício de uma atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis da oferta e da demanda ( procura).

Por uma Economia Centralizada ou de Direção Central, entende-se a denominação dada às economias comunistas, por oposição à descentralização que caracteriza as economias capitalistas ou de mercado. Distingue-se pela propriedade estatal dos meios de produção e pela planificação centralizada da economia nacional.

O Estado,por meio de órgãos especializados, administra a produção em geral, determinando seus meios, objetivos e prazos de concretização; organiza os processos e métodos de emprego dos fatores de produção; controla de forma rígida os custos e preços dos produtos; controla ainda os mecanismos da distribuição e dimensiona o consumo. Isto tudo através de um Planejamento muito rigoroso, com objetivos muito bem definidos que eram, periodicamente avaliados. Com a queda dos países de leste, praticamente desapareceram as economias de Direção Central, subsistindo hoje a China e a Coreia do Norte, se bem que a China funcionando com os dois sistemas, seja um caso mais particular.

A principal critica que se faz a uma economia centralizada é ao fato de coartar a iniciativa e a liberdade criadora do indivíduo, sujeitando este a uma massificação imposto pelas elites autoritárias do regime comunista.

3-Explique o que vem a ser análise positiva e análise normativa?

Análise positiva - interpreta a economia como ela é realmente, sendo, assim, descritiva. O economista comporta-se como um cientista.

Análise normativa - interpreta a economia como ela deveria ser, sendo, assim, prescritiva. O economista é um político.

Exemplo. Duas economistas, Maria e Ana

Maria: - Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego. (afirmação de economia positiva)

Ana: - O governo deveria aumentar o salário mínimo. (afirmação de economia normativa)

4-Explique o Fluxo Circular de Renda: fluxo real e fluxo monetário?

O sistema econômico funciona da seguinte maneira: As famílias fornecem seus recursos (mão de obra) às empresas e as empresas produzem e fornecem às famílias os bens e serviços de que necessitam. Chamamos isto de fluxo real.

Com o auxílio do dinheiro (moeda), as empresas pagam às famílias pelo serviço realizado e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas os bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.

O fluxo real e o monetário interligam as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos.

Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

Mas ainda existe mais um agente econômico que não mencionamos, mas deve ser incluído: o governo.

5-O que mostra a Fronteira de Possibilidade de Produção?

A Fronteira de Possibilidades de Produção representa as quantidades máximas de produção que podem ser obtidas por uma economia dadas as tecnologias de produção existentes e as quantidades de fatores de produção disponíveis nessa economia. A Fronteira de Possibilidades de Produção representa assim uma lista de combinações de escolha possível de bens numa determinada economia. A existência desta fronteira implica que quanto mais recursos utilizarmos na produção de determinado bem, menos recursos podem ser utilizados na produção de um outro.

6-Explique o formato da Fronteira de Possibilidade de Produção?

A Fronteira de Possibilidades de Produção pode ser representada de uma forma simplificada num gráfico bidimensional em que em cada eixo é colocado um determinado bem. Neste gráfico, a Fronteira de Possibilidades de Produção é representada por uma curva que une os eixos representando as quantidades máximas que é possível produzir de cada bem tendo em conta a quantidade produzida do outro; quando se está sobre esta fronteira, diz-se que a economia está numa situação de eficiência produtiva. Os pontos no exterior dessa curva representam combinações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com