TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre estruturas de mercado

Ensaio: Respostas a perguntas sobre estruturas de mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Ensaio  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.629 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUTURAS DE MERCADO

1. No que se refere ao Mercado de Concorrência Perfeita disserte sobre a questão do preço de mercado, sobre as informações, os produtos e barreiras de entrada. Dê um exemplo de empresas que atuam nesse mercado.

Acima de tudo, é uma estrutura caracterizada pela existência de inúmeros compradores e vendedores, de tal forma que nenhuma empresa consiga, por si só, ter influência sobre o preço de mercado. Outras características importantes são a inexistência da possibilidade de se diferenciar real ou ficticiamente o produto que é, portanto, homogêneo, a livre entrada e saída de empresas do mercado, a perfeita mobilidade dos fatores de produção em longo prazo, a ausência de influências governamentais e o perfeito conhecimento, por parte de todos os intervenientes, das condições do mercado. O mercado de concorrência é, na sua essência, totalmente aberto. Exemplos são: os lojistas da Rua 25 de Maio em São Paulo, camelôs em shoppings populares, sistema bancário nacional - Banco do Brasil, Real, Unibanco, Itaú.

2. Em que nível de preços as firmas produzem nos mercados competitivos?

As empresas normalmente calculam o custo total unitário do produto, acrescentando o lucro, sem levar prejuízo, tentando sempre manter um preço de equilíbrio unitário para que satisfaçam seus clientes.

3. Quando a Concorrência é imperfeita as empresas “tomam” os preços? Comente sua resposta.

Cada empresa tem certo poder sobre os preços, dado que os produtos são diferenciados, e o consumidor tem opções de acordo com sua preferência. Sim, por que toda empresa tem que ter uma saída de emergência nesse caso seria o ponto em que a os seus preços sejam melhores e mais acessíveis para os clientes.

4. Qual é a principal diferença entre a empresa que se defronta com a competição perfeita e aquela que tem em frente a competição imperfeita? Comente.

Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas e consumidores; Concorrência monopolística (ou imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de firmas ao mercado; Existe uma série de modelos sobre o comportamento das empresas na formação de preços de seus produtos. A diferença maior entre esses modelos está condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os custos etc.

5. Comente o monopólio. De exemplo de empresas monopolistas.

Monopólio é uma condição do mercado caracterizada pelo controle, por um só vendedor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores. Embora os conceitos de monopólio e concorrência perfeita sejam úteis para ilustrar princípios econômicos, eles raramente ocorrem na prática e constituem, portanto, modelos teóricos que caracterizam situações ideais, das quais a realidade está mais ou menos próxima. Um exemplo de empresa monopolista brasileira é a Petrobras, Empresas de ônibus, a Sanepar em parte do Paraná, Copel, etc.

6. Como o monopolista pode manter as barreiras de mercado?

As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro ou natural (devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos), proteção de patentes (direito único de produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com