TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre o tema Empreendedorismo

Ensaio: Respostas a perguntas sobre o tema Empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Ensaio  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Leia o texto à seguir: "O primeiro uso do termo empreendedorismo surgiu quando Marco Pólo, tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente a fim de vender as mercadorias de um homem (capitalista). Com isso, Marco Pólo ficou conhecido como 'aventureiro empreendedor'. Correndo riscos físicos e emocionais a fim de vender as mercadorias" (http://empreendedoresiesa.blogspot.com.br). Como acompanhamos em nossas aulas, o termos empreendedor se desenvolveu em termos conceituais no decorrer da história da humanidade. Em relação a estas "evoluções" pelas quais passaram o termo, analise as afirmações à seguir:

I - O termo empreendedorismo sofre modificações em sua história devido ao contexto, ou seja, as modificações ocorridas no relacionamento entre empresas e consumidores no decorrer de sua existência.

II - Apesar de sua longevidade em termos conceituais, nenhuma alteração ocorreu no conceito de empreendedor, haja vista que sempre tiveram pessoas dispostas a correr riscos em determinados empreendimentos.

III - Marco Pólo foi considerado em empreendedor, pois, assinou um contrato com o que hoje conhecemos como capitalista para comercializar suas mercadorias, ficando para ele todos os riscos físicos e emocionais que um empreendimento desse porte possuía.

IV - Marco Pólo foi considerado um empreendedor devido ao fato que na Idade Média, os empresários tiveram uma participação fundamental no desenvolvimento das artes. Nesse período, não tínhamos ainda consumo de massa, fazendo com que o artista fosse responsável pela criação de trabalhos únicos e inovadores.

Em relação as afirmativas descritas, assinale a alternativa correta:

Resposta

1

As afirmativas I, e III estão corretas.

2

As afirmativas II e III estão corretas.

3

As afirmativas III e IV estão corretas.

4

As afirmativas I e II estão corretas.

5

As afirmativas I e IV estão corretas.

0,2 pontos

Pergunta 2

Leia o texto: "O empreendedorismo flui de alguns sentimentos humanos básicos: ter sucesso não apenas por dinheiro, mas também pelo sucesso em si - o senso de aventura, de vencer, de realizar um potencial e de fazer a mundo um lugar melhor. (...) pensou empresários não apenas como homens de negócios mas também como tipos de personalidades distintas que tiveram determinado tipo de perfil psicológico, dominado por seu alto grau de criatividade. Eles reconhecem que não podem descansar sobre os sucessos passados e que devem ser continuamente criativos ou vão ser ultrapassados por concorrentes que trabalham mais e são mais inovadores. (...) acreditava que quase todas as empresas acabariam por não inovar continuamente. Os fundadores do negócio ficariam mais velhos, enquanto os inovadores mais jovens começariam novas companhias e deslocariam empresas mais antigas. Você pode ver isso na juventude notável dos inovadores no Vale do Silício que começou o que agora são grandes e famosas companhias quando eram muito jovens: pessoas como Jeff Bezos, da Amazon, Sergey Brin e Larry Page, do Google, e Mark Zuckerberg, do Facebook."( http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1119433-para-autor-vale-do-silicio-e-exemplo-das-ideia). Este trecho refere-se a uma entrevista com o professor de Harvard Thomas McCraw, autor do livro "O Profeta da Inovação". Em uma relação simples entre os conceitos aprendidos em aula e o trecho da entrevista apresentada, podemos afirmar que refere-se as ideias de :

Resposta

1

Richard Cantillon.

2

Jean Baptiste Say.

3

Peter Walker.

4

Joseph Alois Schumpeter.

5

Francis Walker.

0,2 pontos

Pergunta 3

Como estudamos em nossas aulas, o termo empreendedor no qual conhecemos atualmente, foi cunhado no início do século XX, no qual existiu uma diferenças marcante entre o capitalista - aquele que investia seus recursos em um determinado negócio para consequentemente receber os lucros do projeto, e o empreendedor aquele enxerga oportunidades de mercado e os transforma em um negócio. Mas, até chegarmos a este ponto, muitos conceitos e formas de entendê-lo forma sendo constituídas. Dentre os conceitos apresentados, informe a alternativa INCORRETA:

Resposta

1

Idade Média - O empreendedor toma a iniciativa, organiza alguns mecanismos sociais e econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com