TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre "Política Econômica"

Ensaio: Respostas sobre "Política Econômica". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Ensaio  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia:

R: A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: a renda e pdorudo nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.

A microeconomia por sua vez trata o mercado de bens e serviços como um todo (agregando produtos agrícolas, industriais e serviços de transporte, assim como o mercado de trabalho (não se preocupando com diferenças na qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho, etc.

2 – Sintetize os objetivos da política econômica:

R: Alto nível de emprego;

estabilidade de preços;

distribuição de renda socialmente justa;

crescimento econômico.

3 – Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. Você c oncorda? Justifique sua resposta:

R: Discordo. Pois a estabilização da inflação está intrinsecamente ligada ao grau de distribuição de renda em um país. Através do controle dos preços, torna-se possível a melhoria da qualidade de vida das pessoas, ou seja, um maior controle da distribuição de renda já que os preços de produtos e serviços não são tão voláteis.

4 – Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”.

R: Críticos argumentam que a concentração de renda no país piorou nesse período devido a uma política deliberada do governo de primeiro crescer para depois ditribuir. A posição oficial era de que certo aumento na concentração de renda seria inerente ao próprio desenvolvimento capitalista, dadas as transformações estruturais que ocorreram nesse período, que foram o êxodo rural, com trabalhadores de baixa qualificação e o aumento da proporção de jovens entre outros. Países como Brasil, Chile, México, entre outros, tiveram um crescimento bastante rápido, neste sentido gerou-se um aumento abrupto da demanda por mão de obra qualificada, e a falta de qualificação da mão de obra teria sido o principal determinante da piora distributiva. Observa-se que bem ora tenha ocorrido no Brasil uma concentração de renda naquele perídodo, o padrão de vida de toda a população melhorou, o que é aparentemente contraditório. O que ocorreu é que a renda média por habitante de todass as classes aumentou, mas a renda das classes mais ricas aumentou proporcionalmente mais que a renda das classes mais pobres. A renda dos porbres aumentou, melhorou seu padrão de vida no período, mas a participação deles na renda do país diminuiu.

5 – Resuma os instrumentos da política econômica:

R: A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade rodutiva e as despesas planejadas com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação, com distribuição de renda justa, e cresça de forma contínua e sistentável. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscal, monetária, cambieal e comercial, e de rendas.

1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com