TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre o tema O conceito de racionalidade econômica

Ensaio: Respostas sobre o tema O conceito de racionalidade econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2014  •  Ensaio  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES:

1) EXPLIQUE O SIGNIFICADO ORIGINAL DO TERMO ECONOMIA E COMO A ECONOMIA É ENTENDIDA NOS DIAS ATUAIS:

O termo economia consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Nos dias atuais, como uma família não pode ter todos os bens que deseja, ou seja, dar aos seus membros todos os produtos e serviços que desejam, uma sociedade também não pode fazer o mesmo. A razão para que isso aconteça está na escassez, isto é, quando os recursos são limitados em termos de quantidade disponível para uso imediato. Assim, a economia tem sido entendida como o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos, embora haja quem discorda desse argumento.

2) POR QUE NEM TODOS OS ECONOMISTAS CONCORDAM COM A NOÇÃO DE ESCASSEZ NA DEFINIÇÃO DA ECONOMIA?

Para os economistas clássicos, como Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill, a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). Por outro lado, para os autores ligados ao pensamento econômico neoclássico, a economia pode ser definida como a ciência das trocas ou das escolhas. Neste caso, para seguir a definição proposta por Lionel Robbins, a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste último. Segundo os economistas austríacos, especialmente Mises, a economia seria a ciência da ação humana proposital para a obtenção de certos fins em um mundo condicionado pela escassez.

3) O QUE VOCÊ ENTENDE POR RACIONALIDADE ECONÔMICA?

O conceito de racionalidade econômica diz respeito às motivações e aos objetivos que orientam o comportamento humano na esfera das decisões econômicas. Serve ao propósito de responder questões relacionadas ao processo de tomada de decisão, tais como: a forma como as empresas decidem, na prática, as questões relacionadas ao mundo dos negócios; os parâmetros que servem de base ao processo de tomada de decisões pelas empresas; tipo de racionalidade subjacente às decisões empresariais.

4) NA VISÃO DE ADAM SMITH, O QUE É NECESSÁRIO PARA UM PAÍS ALCANÇAR MAIOR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (RIQUEZA)?

O desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico. Como o próprio diz: “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."

5) QUAIS OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA CARACTERIZAR A ECONOMIA DE MERCADO?

Na economia de mercado, a oferta e a procura de bens e serviços definem as decisões econômicas. Elementos de crescimento econômico: investigação da acumulação do capital; crescimento populacional e produtividade da mão-de-obra.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »