TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o tema "Economia Verde"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre o tema "Economia Verde". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Ensaio  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

Aula – Tema 05

1. A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim de 2008, na maioria dos países provocou desemprego, e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Este fato influenciou diretamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Como consequência, é possível afirmar que:

d. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. CORRETO

2. A Conferência Rio+20 figurou como um cenário-chave para o reordenamento geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discutiu um maior controle empresarial sobre o uso dos recursos naturais e a necessidade do emprego de novas tecnologias ambientalmente adequadas. Nesta perspectiva, a Conferência das Nações Unidas Rio+20 teve como tema central:

d. O estímulo ao desenvolvimento sustentável e à economia verde. CORRETO

3.Assinale a alternativa correta quanto ao conceito da Nova Economia ou Economia Verde:

b. A economia verde não é só uma questão de modismo ou de inovação, mas uma mudança dementalidade necessária para o desenvolvimento sustentável. CORRETO

4.Sobre o tema Economia Verde, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes proposições:

a. V – V – F – V. CORRETO

5.Na última década, as grandes empresas transnacionais, boa parte dos governos do mundo e os meios de comunicação de massa passaram a defender a adoção de um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como economia verde e que tem recebido análises e críticas de diferentes setores da sociedade.

Marque, a seguir, a alternativa que melhor se adapta à proposta da chamada economia verde:

d. Utilização sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento e manutenção dos serviços ambientais. CORRETO

6.O desenvolvimento de energias alternativas, de acordo com um relatório da ONU, deve criar mais de 20 milhões de empregos ao redor do mundo nas próximas décadas. Entretanto, a criação de empregos vai depender da implantação e expansão de políticas que estimulem a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e a migração de subsídios das antigas formas de energia para as novas...

A partir da leitura dos dados apresentados, é possível afirmar que:

d. Somente as afirmativas II e III estão corretas. CORRETO

Aula – Tema 06

1. O empreendedorismo relaciona-se com:

Resposta correta: I, II, III e IV.

Comentário sobre a resposta correta: Todas as alternativas estão corretas, já que o empreendedorismo envolve inovação, seja por meio da criação de novos produtos ou processos ou pelo aproveitamento de oportunidades novas ou já existentes, mas ainda inexploradas.

2. Existe um mito de que uma pessoa nasce empreendedora. Contudo, o comportamento empreendedor é construído ao longo da vida, por meio do desenvolvimento de características e habilidades específicas. Entre as opções apresentadas, não é uma característica e/ou hábito do comportamento do empreendedor:

Resposta correta: Insegurança para assumir riscos.

Comentário sobre a resposta correta: A insegurança não é uma característica do empreendedor, muito pelo contrário: o empreendedor assume riscos, além de estabelecer metas, planejar e monitorar sistematicamente todas suas ações, exigir qualidade e eficiência e ser comprometido em todas suas atividades.

3. As organizações vêm percebendo a necessidade de modificar seus modelos de negócios. Isso pode ser feito por meio das ações elencadas a seguir, exceto:

Resposta correta: Inclusão da sustentabilidade econômica e ambiental em seus modelos de negócios.

Comentário sobre a resposta correta: A resposta estácorreta, já que um modelo de negócios sustentável deve incluir, além da sustentabilidade econômica e ambiental, também a sustentabilidade social.

4. Entre os fatores essenciais para um modelo de negócios sustentáveis destaca-se:

Resposta correta: Apenas a afirmação III é verdadeira.

Comentário sobre a resposta correta: O perfil da empresa indica seu desempenho organizacional, estratégia e governança, enquanto a forma de gestão da empresa indica o desempenho da organização em uma área específica, o que faz com que as afirmações I e II sejam falsas.

5. Todos os conceitos, a seguir, são oportunidades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, exceto:

Resposta Correta: Combustíveis fósseis.

Comentário sobre a resposta correta: Todas as alternativas indicam oportunidades relacionadas ao desenvolvimento sustentável, exceto a alternativa D, os combustíveis fósseis.

6. A alternativa que não representa uma das práticas para que um profissional comprometido com a sustentabilidade torne-se um líder é:

Resposta Correta: Utilizar iniciativas próprias.

Comentário sobre a resposta correta: Entre as práticas para que um profissional comprometido com a sustentabilidade torne-se um líder está, além das alternativas mencionadas, utilizar iniciativas existentes, e não iniciativas próprias, como indica a resposta.

Aula – Tema 07

Atualmente, 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidos anualmente. Esses produtos, oriundos basicamente dos Estados Unidos e da Europa, são descartados e levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde geram emprego e renda, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 1990, sua vida média era de quatro anos; agora, é de apenas um ano e meio. Esta situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com