TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução industrial e implantação do capitalismo

Resenha: Revolução industrial e implantação do capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

Após a Revolução Industrial e a implantação do capitalismo, pessoas com problemas mentais passaram a ser taxadas como pessoas que não produziam e por não renderem lucros, eram inúteis à sociedade. Por este motivo, foram criados os “manicômios”, casas onde se encarceravam os supostos doentes mentais, com o intuito de afastá-los e excluí-los da sociedade.

No Brasil, no entanto, os “manicômios” começaram recebendo leprosos que são pessoas que tinham lepra, doença que atingia muitas pessoas nesta época. Estas casas isolavam os leprosos para a diminuição de contagio da doença. Com o passar dos anos essas casas passaram a abrigar mendigos, presidiários, velhos e pessoas que não contribuíam com o crescimento da sociedade. Estes viviam em condições desumanas, eram maltratados e suas eram condições precárias (Ribeiro, 2012).

No século XVIII estas casas passaram a ser denominadas de “Hospitais Psiquiátricos”, tendo em vista, agora, o tratamento de doenças mentais. Os médicos da época acreditavam inicialmente que as doenças mentais se davam por fatores biológicos e pouco depois, já passam a considera- lá como provinda de fatores físicos, hereditários e morais. Com isso o tratamento era o isolamento, e por conta desses fatores até mesmo os filhos dos internos eram, também, levados para a internação (Ribeiro, 2012).

A prevalência do saber médico fez com que os “Hospitais Psiquiátricos” fossem vistos como sendo um local de classificação e diagnóstico, e conhecido por seus tratamentos desumanos, como sendo um local de exclusão social. No século XIX, a loucura recebe o nome de doença mental.

Na década de 70 se tem início no Brasil, o movimento antimanicomial, movimento este que volta seu olhar para os excluídos da sociedade e que proporciona ao país, outro olhar para a psiquiatria, o da saúde mental.

E aos poucos o ‘louco’ passa a ser visto como ‘doente mental’ e vê-se que era necessário uma maior reintegração deste na sociedade por meio de programas e projetos. Porém, podemos considerar que esses programas e projetos ainda não se expandiram muito. É só com a Constituição de 1988 que surge um novo paradigma de saúde, compreendendo que todos os indivíduos devem ter acesso a saúde de forma igualitária, é dever do estado à garantia desta. Cria-se então um sistema para que possa promover a saúde da população, visando a promoção, prevenção e o tratamento de toda a população com base nos preceitos da constituição de 88 (Gomes, 2011).

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a denominação do sistema público e privado de saúde brasileira, daí o nome "único", unifica o sistema de saúde no Brasil. Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde, foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990,2 a qual operacionaliza o atendimento público da saúde (Gomes, 2011).

Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com