TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica A Revolução Industrial - Capitalismo

Tese: Geopolitica A Revolução Industrial - Capitalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 10

GEOPOLICA

 Revolução Industrial - Capitalismo

O período que antecedeu a Revolução Industrial se deu no século XVI, sua politica era o capitalismo mercantil (mercantilismo) que tinha como característica: o acumulo de capital, o rápido progresso da Revolução Industrial deve-se a esse acumulo de capital.

A Revolução Industrial iniciou no séc. XVIII a principio na Inglaterra e expandiu rapidamente para outras aéreas do território Europeu. A manufatura tomou lugar da produção artesanal e a introdução da maquinaria tornou essa produção em larga escala.

Nessa fase do capitalismo a principal meta de todo capitalista era o lucro provido da produção de mercadorias. Porem para produção dessa mercadoria era necessário à matéria prima. As nações indústrias voltaram-se para Ásia e África, tomando para si esses territórios. Esse processo ficou conhecido como imperialismo.

A doutrina político-econômica era o Liberalismo que defendia o autocontrole do mercado, isto é, o mercado seria controlado por uma mão invisível, sem qualquer intervenção do Estado, dessa forma os capitalistas iriam controlar economia ao invés do Estado, que até então tinha posse completa da economia.

As características do capitalismo eram: propriedade privada, livre-iniciativa, lucro, divisão de classe e etc...

Apesar da característica dominante do capitalismo ser a livre concorrência à mesma sempre apresentou tendências à dominação do mercado por uma empresa (monopólio) ou por pequenas empresas (oligopolista), pois dessa forma de assegurar o aumento da lucratividade.

As principais práticas monopolistas consistem no “truste”, “cartel” e “holding”.

A primeira crise do capitalismo foi no séc. XX, as primeiras décadas do século foi marcado pelo aumento da demanda e da produção industrial em larga escala, porém o mercado era incapaz de consumir a quantidade demasiada de mercadorias já produzidas. O ano que marcou e ficou como símbolo dessa crise foi o ano de 1929, em outubro desse ano, a Bolsa de Valores de Nova York quebrou levando milhares de empresas a falência e provocando uma massa desenfreada de desemprego.

Com a quebra da bolsa de valores, a doutrina político-econômica que dizia que o mercado é autossuficiente foi levada a duvida, em contra ataque a crise, foi criado um plano pelo presidente dos EUA Roosevelt onde o Estado interviria parcialmente na economia quando necessário. O plano funcionou bem até 1970, onde ocorreu outra crise que dessa vez colou em duvida o “neoliberalismo”.

Após a segunda guerra mundial foi criada a DIT, ou seja, a Divisão Internacional do Trabalho, os países industrializados produziam mercadorias manufaturadas, e os países subdesenvolvidos, isto é, ex-colônias forneciam matéria prima. A nova divisão resultou nos países ricos a taxa de emprego entrou em uma curva decrescente em suas, até aquele momento, principais áreas, como têxtil, metalurgia e etc...

Enquanto os países ricos começaram a investir na tecnologia sofisticada, enquanto os países pobres continuaram como fornecedores de matéria prima e alguns produtores de mercadoria manufaturada.

 Socialismo

O Socialismo se iniciou junto da revolução industrial, alguns pensadores como Saint-Dimon e Fourier propunham reformas para que não ocorresse ou ao menos fosse evitada a exploração do proletariado.

O Socialismo tem duas vertentes bastante conhecidas, a primeira cronologicamente, foi o socialismo utópico que tinha a intenção de melhorar a vida do operário, posteriormente Karl Marx e Friedrich Engels analisam o capitalismo em prol do proletariado, desenvolvendo assim o socialismo cientifico.

O objetivo do socialismo era a eliminação da propriedade privada e a divisão dos meios de produção. Dessa forma a economia seria planificada por meio da cooperação das produções. A principio existiria um governo feito pelo proletário para controlar de forma igualitária a economia, em seguida seria instaurado o comunismo a própria classe estaria apta a gerir as relações de produção, sem a necessidade de um Estado socialista.

O socialismo se tornou real em alguns países, cada qual com seus métodos de implantar o regime, mas sempre com algo em comum entre si, como o Estado proletário controlando a economia.

O primeiro pais a se tornar socialista após uma revolução operaria foi na Rússia em 1917. Havia um único partido socialista, o PSDR, que mais a frente seria divido entre Bolchevique e Menchevique.

 Em 1914 a Rússia entra em guerra, e troca da produção da força bélica a Rússia a fome se alastrou rapidamente, o problema só foi se alastrando, ao invés de lutarem na guerra o povo começou a lutar por pão. A palavra de guerra da população se tornou “Paz! Pão! Terra!”.

 No ano de 1917 em fevereiro sai as ruas para derrubar CZOS do poder, em seu lufar entra Kerenshy, em outubro do mesmo ano a população inteira sai as ruas para tomar posse do parlamento, dessa vez quem toma no poder é Lênin e Truloky que fazem um tratado de paz com a Alemanha.

 No final de 1918 os EUA mais 14 países invadem a Rússia, na intenção de acabar com a Revolução, nesse momento a população se junta ao exercito vermelho, no ano 1921 a guerra acaba com a vitória do exercito vermelho.

 Em 1922 se cria a URSS – União das Republicas Socialistas Soviéticas. A Rússia que até então era comandada por Lênin, sofre sua perda, e ao contrario do esperado, Trustoki não assume, em seu lugar Stalin, desconhecido, toma posse.

 Em 1924 a China inicia o processo para acabar com o Império e se tornar socialista.

 Em 1954 Stalin morre, no seu lugar entra Nikita que critica Stalin, a China não aceitando tal ação rompe relações com a URSS.

 Em 1950/1960 a produção agrícola decai drasticamente causando fome da China, Tsé Tung muda o regime, fazendo com o governo passe a comprar a produção do agricultor, mas a propriedade é do Estado.

 Em 1982 a China controlada pelo partido comunista abre as portas para indústrias estrangeiras nas aeras ZEE.

 Em 1970 Pol Pot assume o poder na Cambódia a tornando socialista.

CUBA

Em 1900 Cuba se torna independente, anos após sua independência Che e os irmãos castro entram em Cuba e se instalam na Cierra Madre e montam um guerrilheiro e em 1959 eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com