TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo Industrial

Artigos Científicos: Capitalismo Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Significado - o que foi

O capitalismo Industrial foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo. Teve início com a Primeira Revolução Industrial do século XVIII, avançando até o século XIX com a Segunda Revolução Industrial. A Inglaterra é considerada o berço desta fase do capitalismo, pois foi neste país que teve início o processo de revolução industrial.

Principais características

- Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. Destaque para a indústria têxtil.

- Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias);

- Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários;

- Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo.

- Uso do carvão como fonte de energia e ferro como principal matéria-prima;

- Desenvolvimento de meios de transporte (locomotivas e navios a vapor) rápidos e de longas distâncias para atender a logística.

- Uso nas indústrias de mão-de-obra assalariada;

- Salários baixos, poucos direitos trabalhistas e exploração de mão-de-obra infantil. Grande parte dos operários vivia em péssimas condições sociais.

- Êxodo rural - saída de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indústrias das cidades;

- Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais;

- A partir da segunda metade do século XIX, o capitalismo industrial cresceu em outros países como, por exemplo, França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Japão;

- No final do século XIX começou a surgir as empresas multinacionais com a união do capital industrial com o financeiro (principalmente bancos). Ocorreu neste contexto, a formação de monopólios em vários setores da economia, organizados e mantidos pelas grandes indústrias.

Neocolialismo e Imperialismo

Como forma de ampliar o mercado consumidor e obter novas fontes de matérias-primas, as principais potências econômicas europeias conquistaram países na Ásia e África. Além de impor o modo de vida europeu nas regiões colonizadas, os europeus vendiam seus produtos e exploravam recursos minerais e vegetais nestes países. Foi uma forma de expandir o capitalismo no século XIX.

Você sabia?

- O socialismo surgiu no século XIX como oposição ao capitalismo industrial. Os socialistas propunham uma modelo econômico e social baseado na igualdade social, com o controle dos meios de produção realizado pelos trabalhadores das fábricas. Karl Marx foi o principal representante do socialismo.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »