TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE AS NECESSIDADES E SUA SATISFAÇÃO

Por:   •  21/11/2018  •  Resenha  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

LARA PINHEIRO E SILVA

SOBRE AS NECESSIDADES E SUA SATISFAÇÃO

FLORIANÓPOLIS

2018


Resenha – Sobre as Necessidades e sua Satisfação

                                                                        

Esta resenha abordará o conteúdo dos capítulos 1 e 6 do livro Princípios de Economia, do autor Alfred Marshall, que faz parte da coleção Os Economistas, publicado pela editora Nova Cultural, de São Paulo, datado de 1996. O primeiro capítulo tem caráter introdutório e antecipa algumas ideias que serão desenvolvidas nos livros posteriores, além de abordar resumidamente as ideias de procura e de consumo. Já no capítulo 6, são analisadas questões relacionadas ao valor de um produto e como a satisfação que o consumidor tem ao comprá-lo afeta no valor final do bem adquirido. Além de explicar e exemplificar a questão da utilidade marginal, também relacionada ao preço final de um produto.

O capítulo 1 inicia-se com a exposição dos quatro objetos de estudo da economia e sobre como eles podem ser relacionados a fim de encontrar a melhor forma de abordá-los nos próximos livros. Dos objetos procura e oferta, por exemplo, constata-se uma grande afinidade com a resolução de problemas práticos do valor e que posteriormente serão base da teoria econômica, sendo então aprofundados em um mesmo livro.

Ainda, fala-se sobre a questão da procura especificamente, e dos porquês de esse objeto de estudo ser negligenciado, apesar de ser tão necessário. O que fica esclarecido pelo autor do capítulo quando afirma que: “O senso comum de uma pessoa com grande experiência da vida lhe dará melhor orientação em tal campo do que o que ela poderia obter de sutis análises econômicas” (MARSHALL, 1996, p.150).

No entanto, o autor afirma que a questão da procura vem aos poucos se tornando mais discutida, e ele determina duas razões para isso. A primeira é que nas análises de Ricardo acerca do valor de troca, pouco se comentava sobre a influência da procura e das necessidades do homem nessa questão e muita importância era dada aos custos de produção. A segunda razão é o fato de que o uso da matemática como um instrumento de resolução de problemas, permitiu maior exatidão e clareza nas análises econômicas, inclusive com relação ao conceito de procura.

        O capítulo 6 tem início com a definição de excedente do consumidor, conceito que pode ser descrito pela diferença entre o preço que a pessoa pagaria caso o bem não esteja disponível em breve, e o preço que ela pagou efetivamente. Sendo que geralmente, os bens que geram um grande excedente, têm um preço efetivo baixo. E essa situação é chamada de benefícios que uma pessoa obtém de seu meio ambiente.

Em seguida, o autor exemplifica o conceito de excedente por meio de um caso prático, no qual inicialmente um consumidor se dispõem a pagar uma libra por 20 xelins de chá. Posteriormente, se o preço caísse para 14 xelins, o consumidor compraria então 2 libras. Ou seja, ele gastaria 2 libras em 28 xelins, os quais ele na verdade considera valer 34. Assim, o valor excedente obtido pelo consumidor é igual a 6 xelins, sendo que se ele houvesse decidido não comprar a segunda libra de chá e sim um outro produto, ele não estaria ganhando nenhum excedente.

A questão do preço que se paga por um produto, é ainda analisada sob o ponto de vista da lei da utilidade marginal. Tal lei tem como base a abundância de determinado bem e de como isso vai afetar no preço final. Então, quando se tem muito oferta de algum produto, ele passa a ter um preço mais baixo, e por consequência, a utilidade marginal desse bem, diminui.

Além disso, é falado sobre a importância de se analisar a questão da classe social e de sobre como ela, em seus diferentes níveis, define diferentes graus de importância para um produto. Ou seja, para um consumidor de poucas condições, o grau de satisfação que uma libra pode lhe proporcionar é significativamente maior que o proporcionará a um homem rico. E, portanto, ao se analisar os excedentes proporcionados na compra de um produto, seria necessário aplicar algum fator para corrigir essa discrepância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com