TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUÇÃO EXERCICIO PROPOSTO MANUAL DA USP

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

Exercícios Propostos

  1. a) Sem mobilidade de capital;

[pic 1]Em uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros (↓r) e aumenta a renda (↑y) que aumenta os investimentos (↑I) e a demanda por moeda (↑Md), deslocando a curva LM para LM’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X) resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, ponto este de desequilíbrio no mercado, o BACEN intervém comprando a moeda nacional que esta desvalorizada e automaticamente reduz as importações (↓M), retornando a curva LM’ para sua origem.

  1. Com mobilidade imperfeita de capital;

[pic 2]Em uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros (↓r) e aumenta a renda (↑y) que aumenta os investimentos (↑I) e a demanda por moeda (↑Md), deslocando a curva LM para LM’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X) resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, ponto este de desequilíbrio no mercado, o BACEN intervém comprando a moeda nacional que esta desvalorizada e automaticamente reduz as importações (↓M), retornando a curva LM’ para sua origem.

  1. Com perfeita mobilidade de capital.

Em uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros (↓r) e aumenta a renda (↑y) que aumenta os investimentos (↑I) e a demanda por moeda (↑Md), deslocando a curva LM para LM’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X) resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, ponto este de desequilíbrio no mercado, o BACEN intervém comprando a moeda

[pic 3]nacional que esta desvalorizada e automaticamente reduz as importações (↓M), retornando a curva LM’ para sua origem.

  1. [pic 4]a) Sem mobilidade de capital;

Em uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros (↓r) e aumenta a renda (↑y) que aumenta os investimentos (↑I) e a demanda por moeda (↑Md), deslocando a curva LM para LM’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X) resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, ponto este de desequilíbrio no mercado, o governo aumenta seus gastos (↑G) que aumenta a taxa de juros (↑r), a renda (↑y), a demanda agregada (↑DA), as importações (↑M) e reduz as exportações (↓X), deslocando a curva IS para IS’ que ainda se mantem em desequilíbrio e ainda ocorrendo a fuga de divisas, a moeda nacional está desvalorizada, ocorrendo um aumento de reservas. Para que venha ocorrer um equilíbrio pleno, a curva BP se desloca para BP’ dado uma desvalorização cambial.

  1. Com mobilidade imperfeita de capital;

Em uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros (↓r) e aumenta a renda (↑y) que aumenta os investimentos (↑I) e a demanda por moeda (↑Md), deslocando a curva LM para LM’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X) resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, ponto este de desequilíbrio no mercado, O governo aumenta seus gastos (↑G) que aumenta a taxa de juros (↑r), a renda (↑y), a demanda agregada (↑DA), as importações (↑M) e reduz as exportações (↓X), deslocando a curva IS para IS’ que ainda se mantem em desequilíbrio e ocorrendo a fuga de divisas, a moeda nacional está desvalorizada, ocorrendo um aumento de reservas. Para que venha ocorrer um equilíbrio pleno, a curva BP se desloca para BP’ dado uma desvalorização cambial.

  1. Com perfeita mobilidade de capital.

[pic 5][pic 6]Em uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros (↓r) e aumenta a renda (↑y) que aumenta os investimentos (↑I) e a demanda por moeda (↑Md), tudo isso é por causa da fuga de reservas que altera o preço dos salários, deslocando a curva LM para LM’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X) resultando na fuga de divisas e desvalorização da moeda nacional pela fuga de reservas internacionais. No segundo ponto, ponto este de desequilíbrio no mercado, O governo aumenta seus gastos (↑G) que aumenta a taxa de juros (↑r), a renda (↑y), a demanda agregada (↑DA), as importações (↑M) e reduz as exportações (↓X), deslocando a curva IS para IS’ que ocorre o equilíbrio pleno, a curva BP se mantem fixa.

  1. a) Sem mobilidade de capital;

Em uma política fiscal expansionista aumenta os gastos do governo (↑G) que aumenta a taxa de juros (↑i) e a renda (↑y), deslocando a curva IS para IS’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X), resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, o BACEN intervém comprando a moeda nacional que esta desvalorizada e automaticamente reduz as importações (↓M), elevando a taxa de juros (↑r) e reduzindo a renda (↓y) que desloca a curva LM [pic 7]para LM’ de modo contracionista. Dado que tudo ocorreu, as curvas IS’ e LM’ ocasionam um novo ponto de equilíbrio, a curva BP se mantem fixa.

  1. Com mobilidade imperfeita de capital;

[pic 8]Em uma política fiscal expansionista aumenta os gastos do governo (↑G) que aumenta a taxa de juros (↑i) e a renda (↑y), deslocando a curva IS para IS’ que ocasiona um déficit na BP, onde as importações (M) estão maiores que as exportações (X), resultando na fuga de divisas. No segundo ponto, o BACEN intervém comprando a moeda nacional que esta desvalorizada e automaticamente reduz as importações (↓M), elevando a taxa de juros (↑r) e reduzindo a renda (↓y) que desloca a curva LM para LM’ de modo contracionista. Dado que tudo ocorreu, as curvas IS’ e LM’ ocasionam um novo ponto de equilíbrio, a curva BP se mantem fixa.

  1. Com perfeita mobilidade de capital.

[pic 9]Em uma política fiscal expansionista aumenta os gastos do governo (↑G) que aumenta a taxa de juros (↑i) e a renda (↑y), deslocando a curva IS para IS’ que ocasiona um superávit na BP, onde as exportações (X) estão maiores que as importações (M), resultando na entrada de divisas. No segundo ponto, o BACEN intervém comprando a moeda internacional e automaticamente reduz as exportações (↓X), liberando moeda nacional no mercado, ele incentiva o consumo nacional e também as importações (↑M), pois a taxa de juros foi reduzida (↓r) e elevado a renda (↑y) que desloca a curva LM para LM’ de modo expansionista. Dado que tudo ocorreu, as curvas IS’ e LM’ ocasionam um [pic 10]novo ponto de equilíbrio pleno, a curva BP se mantem fixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com