TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmento de receita Aurora

Pesquisas Acadêmicas: Segmento de receita Aurora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

1. Missão: "Valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo alimentos de excelência".

2. Visão: "Ser referência como cooperativa fornecedora de alimentos".

3. Análise do Macroambiente

a. Segmento Demográfico

O número de funcionários da Aurora no geral é de 17.500 funcionários diretos e na unidade São José dos Pinhais esse número representa é de 232 colaboradores distribuídos em gênero de 215 homens e 17 mulheres, e seu percentual espacial é de 69% em São José dos Pinhais, 28% Curitiba, 41% Contenda, 1% Piraquara, 1% Tijucas do Sul. Correspondentes à faixa etária de 20 - 40 anos e ocupam as seguintes posições na empresa nos 3 turnos:

Gerência 2, Supervisão 7, Recursos Humanos 4, Comercial 12, Controladoria Fiscal 6, Logística 16, Qualidade 5, Materiais 3, Estoque 9, Manutenção 10, Faturamento 10, Operação 148.

b. Segmento Econômico

Suinocultura, Avicultura e de Laticínios,

Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados

Vendas no mercado Interno de 84,59% Externo 15,41%

Faturamento 2011: R$ 3,8 Bilhões

c. Segmento Político / Jurídico

Suas ações e operações no que envolve contratações, movimentação de lucros e regulamentação de produtos envolve os seguintes órgãos nacionais: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério da Fazenda, Ministério do trabalho, Anvisa, Vigilância Sanitária.

No governo federal e Estadual fiscalizam a auditam a movimentação financeira e de coleta de impostos da empresa.

d. Segmento Sociocultural

A preocupação em mudar o mundo foi a ideia lançada para que em parceria com a Fundação que leva o nome do Fundador “Aury Luiz Bodanese” a Aurora trabalha 12 atitudes que são missões para cada colaborador levar pra dentro de si, são elas: Autoestima, Atividade Física, Bons Exemplos, Cidadania, Direitos da Criança, Ética, Meio Ambiente, Paz, Relacionamento, Repeito aos mais velhos, União, Voluntariado. Também atua com projetos ambientais chamado Turminha da Reciclagem educando e conscientizando crianças e adolescentes sobre os cuidados com o meio ambiente.

Com projetos culturais Incentivando apreciação musical especializado em canto Chamado Canto Coral, projetos de dança, desenvolvendo grupos de dança na maioria crianças e mulheres das comunidades onde atua a fundação.

Museu que reúne material histórico e do passado de toda a cooperativa e personalidades que marcaram a região do oeste catarinense preservando a historia e garantindo às futuras gerações acesso ao acervo.

Projetos Sociais:

Amigo Energia: programa de voluntariado que desenvolve ação social para o público em geral.

Atitude Agora: com a Finalidade de sensibilizar as pessoas para um olhar igualitário entre o próximo.

Família é tudo: Discute a importância do orçamento econômico da família e orientando nas escolhas feitas no planejamento financeiro.

Vivendo Saúde: Promovendo ações de cunho educativo e preventivo visando melhorias na qualidade de vida informando temas sobre DST entre outras, tabagismo e campanhas anti-drogas.

e. Segmento Tecnológico

Aurora tem atuado também como difusora do conhecimento científico, assegurando o acesso do pequeno produtor aos avanços da pesquisa agropecuária. A proteção econômica, a atualização tecnológica e a defesa política que a Aurora proporciona ao seu universo de cooperados são faces da doutrina cooperativista. Graças ao cooperativismo, o campo incorporou novas tecnologias, diversificou as atividades, tecnificou a agricultura e outras explorações pecuárias, adquiriu mais máquinas e equipamentos, automóveis e utilitários, móveis e eletrodomésticos. O cooperativismo ajudou a levar a eletrificação rural a todos os recantos, garantiu assistência técnica em todas as propriedades rurais, proporcionou habitação e saneamento. Enfim, elevou a qualidade de vida da família rural.

Rastreabilidade de produtos

Um avançado sistema de rastreabilidade para a cadeia produtivas da suinocultura está sendo implantado pela Aurora Alimentos. Essa experiência em rastreabilidade é uma das primeiras e mais complexas do país e permitirá detectar, registrar e rastrear um insumo ou produto desde a origem (na granja) até o destino final (na mesa do consumidor) e hoje já está em atividade a rastreabilidade do leite, como nome de PAR – Produto Aurora Rastreado. Esta é uma ferramenta essencial para a verificação dos atributos de credibilidade perante os fornecedores, produtores, clientes e fornecedores, fazendo o diferencial de competitividade no mercado nacional e internacional.

f. Segmento Global

A Aurora atinge grandes números aos efetuar 40% de sua produção destinada à exportação e desse resultado se distribui como mostrado à seguir:

América do Sul: Argentina, Uruguai e Chile = 7,60%

Oriente Médio: Iraque, Emirados Árabes Unidos e Catar = 4,98%

África: Angola e África do Sul = 2,49%

Europa: Holanda, Croácia, Espanha, Reino Unido, Alemanha = 9,21%

Rússia:13,50%

Ásia: China, Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sul = 38,01%

Japão: 13,21%

Uma das medidas que marcou 2009 como a recessão no mercado mundial levou o Conselho de Administração da Cooperativa a suspender temporariamente as atividades da unidade de abate de suínos do município de Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina. A decisão resultou da acentuada e prolongada queda das exportações catarinenses de carne suína, o que impactou diretamente nos resultados da indústria de Joaçaba, credenciada para exportações aos principais mercados externos. A paralisação temporária de Joaçaba não representou nenhum recuo na atividade econômico-financeira nem afetou a produção total de carne suína, pois o abate de Joaçaba (1.200

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com