TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Projeto de pesquisa: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO 5

1.1 JUSTIFICATIVA 6

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 6

1.3 OBJETIVO GERAL 6

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

2.1 A HISTORIA DA AUTOMAÇÃO 7

2.2 GENERALIDADES DA AUTOMAÇÃO 8

2.3 SEGURANÇA DO TRABALHO 10

2.4 REDUÇÕES DE CUSTOS DE MÃO DE OBRA 12

3 METODOLOGIA 13

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 14

4.2 APLICAÇÕES DA AUTOMAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RISCOS: USO DA PHVBB (PRENSA HIDRÁULICA VERTICAL BIG BAG) 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

RESUMO

A automação tem seu início desde os primórdios da vida do homem, pois devido à necessidade de subsistência ele passou a desenvolver ferramentas para sua melhor locomoção e alimentação. Com a evolução dos tempos essas ferramentas ou dispositivos foram sofrendo alterações e melhoramentos, e juntamente com a evolução do processo produtivo a automação passou a fazer parte do processo produtivo das indústrias. Sendo assim buscou um estudo investigativo em bibliografias e no próprio manual técnico do equipamento na qual passou-se a estudar as suas vantagens e desvantagens os seus benefícios, sua melhora da qualidade do ambiente para os trabalhadores bem como a sua importância para a segurança do trabalho. Nesse artigo apresentasse as melhorias ou contribuições que a automação industrial trouxe para um equipamento que já era fabricado, mas, que se observou a necessidade de aperfeiçoamento de alguns itens do equipamento para que o mesmo estivesse em conformidade com as normas de segurança dos operadores do equipamento. Desta maneira a automação industrial contribuiu significativamente para esse processo de adequação do equipamento garantindo assim uma melhoria do mesmo e tornando-o ainda mais seguro quando o mesmo está sendo utilizado.

Palavras- chave: Automação, Adequação, Segurança.

INTRODUÇÃO

A automação industrial está relacionada ao desenvolvimento de dispositivos mecânicos, para que se consiga produzir produtos dentro de um processo produtivo sem assistência humana, pois dentro de um processo produtivo utilizando indivíduos, em virtude da repetitividade de movimentos o seu desempenho tende a diminuir, com o passar das horas causando a diminuição de produção além de inúmeras complicações relacionadas à saúde do trabalhador, ocasionadas pelo excesso de movimentos repetitivos (GROOVER, 2011).

Desta forma buscam-se alternativas dentro do processo através dos robôs, esteiras, elevadores, dentre outros dispositivos para a substituição total ou parcial do trabalho humano, seguindo essa linha os robôs, conseguem atingir e satisfazer com agilidade, perfeição e menor tempo, com isso atingindo as metas de produção com melhor qualidade, e mantendo a lucratividade da empresa, e conservando um ambiente saudável de trabalho.

Pode-se também dentro deste contexto se modificar ou alterar as características de um equipamento, para que o mesmo venha a ser melhorado em seus aspectos de funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com