TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensibilidade do consumidor perante o preço

Por:   •  26/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

A sensibilidade do comprador em decorrência do preço de consumo

Em qualquer ocasião, existem diversos motivos e fatos que impulsionam a tomada de decisão do consumidor, na hora da compra. Esses fatores variam de um padrão de consumo a diversos tipos de mercado, já que as empresas possuem diferentes métodos de oferta.

O processo da tomada de decisão do consumidor passa por vários estágios, o que a torna muito complexa. Um desses estágios é quando o comprador distingue a necessidade com o desejo de possuir tal produto, nesse ponto o comprador reconhece um certo desequilíbrio entre o estado real e o estado preferencial de consumo. Tal reconhecimento pode ser tomado diante de fontes internas e externas, isto é, o comprador percebe essa diferença por estímulos próprios ou por meio de marketing, propagandas, hábitos de consumo, publicidade e outras diversas formas.

Após o primeiro estágio o comprador tende a suprir sua necessidade por determinado produto, feito isso, ele começará a coletar informações sobre o produto para ter certeza que fará um bom negócio. Em seguida, as alternativas são identificadas e avaliadas, é nessa etapa que ocorre a análise de preços, o que leva o consumidor a escolher um produto que satisfaça suas necessidades, mas que também esteja no seu padrão de compra. Quando finalmente acontece a compra, vem a pós-compra, é quando o consumidor começa a se questionar se tomou a decisão certa, se obteve o produto correto ou se pagou um valor justo.

A sensibilidade em decorrência do preço, é um termo de marketing que regra consumidor e o produto, isto, na economia é chamado de elasticidade do preço da demanda.

Na economia aprende-se que os consumidores não são iguais. Um dos conceitos que prova isso é a preferência do cliente, onde os compradores devem escolher as mercadorias, também se tem as restrições orçamentárias que fazem com que os eles tenham que trocar menos de um produto por mais de outro, isso é representado por curvas de indiferença e essa taxa é chamada de taxa marginal de substituição.

A elasticidade do preço da demanda é uma medida de elasticidade que mostra como o preço sofre mudança sobre a quantidade demandada. Isso mostra a mudança percentual da quantidade que implica o aumento de um por cento no preço do produto. Tal elasticidade pode ser afetada três fatores; disponibilidade de substitutos, o tempo que o consumidor leva para se organizar com a mudança do preço e a questão do orçamento familiar.

A disponibilidade de produtos substitutos diz respeito as alternativas de um determinado produto que sofreu aumento no preço, isso fará com que a probabilidade de que troquem tal produto por um semelhante seja maior, este é um caso onde a demanda é elástica.

O tempo que o consumidor leva para se ajustar à mudança do preço faz com que a quantidade de informações sobre as alternativas seja maior, e isso acaba resultando em uma demanda mais elástica. E a questão do orçamento familiar é simples, porém, não menos importante. Quanto maior for a parte do orçamento, maior será a procura, no entanto mais elástica.

A sensibilidade ao preço pode ser medida de várias formas e sobre diversos dados do consumidor. Uma das medidas usadas para identificar a sensibilidade ao preço é a Analise de Sensibilidade ao Preço de van Westendorp, que não passa de uma abordagem do uso do feedback dos consumidores para mediar uma faixa de precificação (determinação do preço) ideal e aceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com