TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor de Economia

Tese: Setor de Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Setor de Economia: Secundário.

Ramo de Atividade: Indústria de Produtos de cimento.

Tipo de Negócio: Fabricação de blocos de concreto.

Evolução do mercado

A necessidade do homem de proteger espaços em busca de abrigo, remonta à pré-história. Utilizando recursos naturais precisava defender-se dos predadores, dos rigores da natureza e de seus próprios semelhantes. Não demorou a perceber que sua sobrevivência dependia da segurança destes refúgios. Fechar espaços, eis à questão! A arte de construir evoluiu por milhões e milhões de anos. A utilização dos ligantes na construção se fez necessária em consolidar peças menores, muito mais fáceis de serem encontradas e manuseadas. A mescla de cal com pozolana dos romanos deu lugar ao cimento que J.Smeaton fez na Inglaterra em 1750. A este primitivo aglomerante hidráulico - que secava com água - juntaram-se os agregados areia e pedra. Com a utilização cada vez maior desta mistura, era preciso definir suas propriedades. Em 1818 Vicat estabelecia na França as primeiras propriedades do concreto simples, quais sejam cura, pega e resistência a compressão. Os precursores dos blocos de concreto que conhecemos hoje talvez sejam os que J. Bresser produziu na Virgínia/USA em 1904. A tentativa de mecanizar um processo de moldar vários blocos numa mesma forma, mesmo que manualmente, ganhava corpo. O início do século XX abria acorrido para a fabricação de máquinas cada vez melhores. O desafio era - e ainda é - combinar as duas energias responsáveis pela excelência dos blocos pré-moldados de hoje. As energias de vibração e compactação da mistura precisam atuar devidamente ajustadas e harmonizadas. Só assim se consegue resistência, homogeneidade, aparência e economia. Atualmente fabrica-se blocos por processos totalmente mecanizados e automatizados. De atividade tipicamente manual de construção civil, chegou-se a um dos processos industriais mais desenvolvidos no mundo.

Aspectos Gerais

Os blocos de concreto são utilizados na construção civil, substituindo os tijolos cerâmicos e apresentando as seguintes vantagens: maior tamanho, reduzindo a mão-de-obra no assentamento; maior resistência à compressão do que os tijolos cerâmicos furados; maior uniformidade, reduzindo a espessura da argamassa; e menor influência de fatores climáticos na sua produção. Cimento, areia e brita são as matérias-primas usadas na fabricação do bloco de concreto. Pode ser comercializado após 72 horas, no mínimo, de sua produção, tempo em que é mantido nas prateleiras em área coberta (24 horas) e em processo de secagem ao tempo (48 horas). A sua cura completa se dará em 28 dias. Este tipo de indústria não é muito exigente quanto a fatores locacionais. Contudo, é importante que sua localização seja a mais próxima possível do mercado consumidor. De preferência, dever situar-se na periferia da cidade, devido ao ruído provocado pelos vibradores e ao baixo custo do terreno. A mão-de-obra requerida é facilmente treinável.

Mercado Consumidor e suas Exigências.

Hoje a demanda voltada a este tipo de mercado é muito grande. Os consumidores mais comuns que englobam esta demanda são tanto como pessoas Físicas ( consumidores finais ) ou os atacadistas, tais como Depósitos de construção, Construtoras ou lançamentos voltados para segmentos de média e baixa renda, programas habitacionais como Minha Casa, Minha Vida e obras para megaeventos como a Copa de 2014, estes favorecem o cenário e estimulam o mercado de consumo e investimentos futuros voltados a este ramo.

Dentre os fatores responsáveis por essa melhora na indústria de concreto, 75% apontam o aquecimento da economia, que estimulou o crescimento do mercado imobiliário, as obras de infraestrutura relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 e programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida.

Nos últimos três anos, 98% das empresas associadas realizaram investimentos em máquinas e equipamentos e em contratação de funcionários que resultaram na ampliação da produção e do faturamento.

“Com tecnologia, investimento e normatização mais rigorosa, produto ocupa cada vez mais espaço no mercado, aponta presidente da BlocoBrasil "

Essenciais à alvenaria, os tijolos precisam atender a itens básicos, como resistência mecânica, peso, absorção de umidade, características de isolamento e condução térmica, além de se adequarem aos tipos de superfície e à compatibilidade com o acabamento, seja pintura, revestimento com argamassa ou outro material. Atualmente, dois produtos atendem com mais eficácia a esses requisitos: os blocos cerâmicos, popularmente conhecidos como tijolos de barro, e os blocos de concreto.

Blocos de concreto: presente em 95% das paredes estruturais.

Hoje, eles disputam o mercado praticamente em condições de igualdade, apesar de os tijolos cerâmicos ainda dominarem uma fatia maior. Na entrevista a seguir, ele expõe as razões pelas quais os blocos de concreto já dominam as obras industriais e têm conseguido quebrar preconceitos relacionados às obras residenciais. Confira:

Comparando blocos de concreto aos de tijolos, quais as vantagens e desvantagens de usar um ou outro em uma obra?

No caso do bloco cerâmico (tijolo), existem vários tipos, mas, apesar de a fabricação seguir normas da ABNT, o produto final é irregular. Então, ele exige uma camada de revestimento muito grande. Aí é que o bloco de concreto, falando em alvenaria de vedação, leva vantagem. Ele tem medidas com tolerâncias muito pequenas, o que permite uma redução acentuada na aplicação de revestimento em relação ao tijolo cerâmico. É por esse motivo também que, no caso das paredes em alvenaria estrutural, a maioria das obras opta pelo bloco de concreto.

Em percentual, qual o espaço que cada um ocupa na construção civil brasileira?

Na Grande São Paulo, incluindo capital e região metropolitana, e onde a BlocoBrasil tem um mapeamento do consumo destes dois materiais, é mais ou menos 50% a 50%. Isso falando em paredes de vedação. No caso de parede estrutural, como disse o bloco de concreto já ocupa 95%. Ainda em se tratando de parede vedação, o uso de tijolo cerâmico e de bloco de concreto varia de região para região. No Norte e no Nordeste do país, o cerâmico está presente em 90% das obras. No Sul, também é muito utilizado o bloco cerâmico, mas o de concreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com