TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema macroeconômico brasileiro

Projeto de pesquisa: Sistema macroeconômico brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

ce

SUMÁRIO

1. Introdução.........................................................................................4

2. Desenvolvimento...............................................................................5

3. Conclusão..........................................................................................7

4. Bibliografia.........................................................................................8

Introdução

Em 1994 houve uma mudança brusca e favorável no sistema macroeconômico brasileiro: O plano real logrou, afinal, através de um mecanismo de neutralização da inércia, controlar a alta inflação que impedia o desenvolvimento do país desde 1980. Nesse mesmo ano,porém, o próprio plano desencadeou a desestabilização do balanço de pagamentos com a valorização do real ocorrida nos seis meses que se seguiram á introdução da nova moeda,enquanto a taxa de juros de 1995, configura se um novo quadro macroeconômico para a economia brasileira, e tem inicio uma nova política fiscal e monetária, que, em seus traços essenciais, permanecerá inalterado durante os dois governos Cardoso e os primeiros sete meses do governo Lula.

Nesse contexto e importante observar a incapacidade de uma economia totalmente livre em satisfazer ao mesmo tempo, desejos individuais e interesses coletivos. O livre mercado funcionar sob a lei da oferta e demanda: essa lei mostrar que o valor dos bens variados de acordo com a procurar que há por esse bem e também de acordo com a abundância desse bem, para venda; em geral, pode-se concluir dessa lei que as pessoas gastam seus recursos visando aumentar o bem-estar individual, ou seja, em coisas que lhe satisfaçam; apenas como segundo plano os consumidores, de forma geral, vão empregar seus recursos para promover o bem-estar da sociedade e a equidade.

Métodos quantitativos e a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. São caracterizados pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades coletas de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas: percentual, media, desvio-patrão, coeficiente de correlação, analise de regressão, dentre outras.

Ética política e sociedade: Ética e a ciência da conduta, segundo o bem e o mal com vistas à felicidade. E a ciência que estuda a vida do ser humano. Sob o ponto de vista da qualidade de sua conduta e da correlação entre boa conduta e felicidade, na interioridade do ser humano. A ética não e uma ciência teórica ou especulativa, mas uma ciência pratica no sentido de que se preocupa com ação, com o ato humano.

Neste trabalho vou procurar, da forma mais simples e sintética possível analisar esse quadro macroeconômico, métodos quantitativos, Ética política e sociedade.

O trabalho esta dividido em 04 seções: Na primeira apresento Microeconomia que examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas.

Na segunda seção a Macroeconomia e suas funções que governo estabelece para equilibrar a economia no país.

Na terceira função os métodos quantitativos a teoria da probabilidade que nos permite a uma amostrar de um intervalo com confiança de valores exatos.

E a quarta seção Ética e o ramo da filosofia dedicada aos assuntos morais.

Desenvolvimento

Para compreender o fato de que a economia brasileira, embora havendo estabilizado os preços em 1994, não tenha alcançado a estabilidade macroeconômica, nem tenha retomado o desenvolvimento paralisado desde 1980, e preciso partir da constatação de que essa economia continua caracterizada por grave concentração de renda, desemprego informal e conseqüente tendência ao populismo fiscal e cambial, elevando o nível de endividamento do estado (endividamento publico) e da nação, (endividamento externo); indexação formal dos títulos públicos, dos contratos superiores a um ano, dos preços administrados, e estagnação dos salários reais e, a partir do momento em que a inflação anual atinge dois dígitos pela reindexação informal dos salários, e pela abertura comercial da economia. A estes sete pressupostos dados, acrescentem-se dois pressupostos derivados da política econômica adotada a partir do plano Real, e que são centrais para o atendimento do modelo abertura de conta de capitais, garantindo-se a mobilidade dos capitais, e estratégia de desenvolvimento com poupança externa, mesmo que essa assuma a forma de capitais especulativos de curto prazo.

A existência de desemprego elevado não e apenas um indicador estático de potencial produtivo que não esta se efetivando e de violência contra a possibilidade de realização pessoal dos cidadãos. E também um sinal dinâmico de que existem fatores econômicos e correspondentes políticas econômicas que dificultam o desenvolvimento do país, mantendo a economia, senão estagnada, semi-estagnada. Finalmente, a indexação formal de contratos e informal de salários de uma herança de alta inflação que o plano Real foi incapaz de eliminar. Sua existência sugere que a inércia inflacionaria continua a ser um fenômeno importante.

Resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, de 0,35%, somando, pela primeira vez neste ano, um valor abaixo de 6% em O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (9) que o 12 meses, não significa que o governo não vai "descuidar" da inflação.

"O governo tem de continuar alerta para impedir que a inflação volte a subir e a atrapalhar o consumidor brasileiro", declarou o ministro da Fazenda a jornalistas.

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com