TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica: Sistema De Saúde Brasileiro

Trabalho Escolar: Crítica: Sistema De Saúde Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Propósito de examinar o desenvolvimento do estado atual do sistema de saúde brasileiro, bem como discutir certos componentes e desafios do SUS.

O Brasil é o quinto país mais populoso do planeta. Seu sistema político é composto por diversos partidos e três níveis autônomos de governo; Governo Federal, 26 estados, um distrito federal e 5.563 municípios.

O Brasil passou por grandes transformações políticas, econômicas, demográficas e sociais nos últimos 40 anos. Em 1970 sob o regime militar ocorreu um grande crescimento econômico, exceto na qualidade de saúde, devido à desigualdade.

Entre 1970 e 2000 o país passou por uma transição demográfica: a proporção de pessoas com mais de 60 anos dobrou, a taxa de fertilidade diminuiu e a taxa de nascidos vivos aumentou cerca de 40%. Em 2007, o desemprego era baixo 8,2%, mas muitos trabalhadores 43,8% encontravam-se no setor informal. O índice de pobreza caiu e houve melhora no saneamento básico e acesso há aparelhos eletrônicos e tecnológicos. O PIB duplicou entre 1991 e 2008, enquanto o GINI caiu 15%. Essa melhoria pode ser atribuída a uma combinação de políticas sociais, como o sistema de seguridade social, o programa Bolsa Família e aumentos de salário.

Tais mudanças nas condições de vida afetaram a saúde e o comportamento de saúde dos brasileiros, o índice de obesidade aumentou, entretanto por outro lado cerca de um terço das famílias afirma não dispor de comida suficiente para se alimentar. Embora 19% dos adultos declaram comer uma quantidade suficiente de frutas e legumes por dia. A pratica de atividade física é baixe mora nas capitais, mas o tabagismo diminuiu em virtude do Programa Nacional de Controle de Tabaco.

As mudanças nas taxas de mortalidade e morbidade estão relacionadas a essas transições demográficas, epidemiológicas e nutricionais. As doenças do aparelho circulatório são as principais causas de morte, seguidas pelo câncer. As doenças crônicas são as que mais contribuem para a carga de doenças, e as doenças transmissíveis, apesar de estarem diminuindo ainda afetam uma parcela considerável da população. A população de hipertensos e diabéticos também alta.

Contexto do sistema de saúde brasileiro

O sistema brasileiro por uma longas mudanças em diferentes períodos;

• 1923 – Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP´s), que eram mantidas por empresas aos funcionários que contribuíam

• 1932- Getulio Vargas toma pose do governo e cria os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP´s)

• 1953 Foi criado o Ministério da Saúde

• 1967 Após o golpe militar ocorreu a unificação das IAP´s com Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

• 1988 Criação do Sus. Sistema utilizado nos dias atuais.

• 1990 Fernando Collor de Melo toma pose e posteriormente foi aprovada a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080-90), que especifica as atribuições e a organização do SUS.

O SUS é formado por uma rede complexa de prestadores e compradores de serviços que competem entre si, gerando uma combinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com