TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Do "Labelling Approach" (etiquetamento) E O Sistema Penal Carcerário Brasileiro

Casos: A Teoria Do "Labelling Approach" (etiquetamento) E O Sistema Penal Carcerário Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

A Teoria do “Labelling Approach” (etiquetamento) e o

Sistema Penal Carcerário Brasileiro

1- INTRODUÇÃO

A sociedade se constitui através de um conjunto de convicções coletivas. É notável que a civilização, através de sua história revela a necessidade de se estabelecer leis a serem seguidas, a fim de que se garanta a vivência em sociedade. No entanto, nota-se que essas regras de conduta, normalmente, são destinadas às camadas mais carentes, desprovidas dos direitos e garantias fundamentais, preconizados na Constituição Federal. Esse conjunto de regras constitui-se, portanto, objeto de reforço para o alcance dos objetivos almejados pelas classes dominantes.

A legitimação do poder vem pautada na força coercitiva, seguindo a crença de que somente dessa maneira pode-se manter a ordem social, porém, é clara a presença da satisfação da vontade humana ao exercer tal domínio, representada, por exemplo, pela classe dominante. Em consequência da opressão e das desigualdades sociais, ocorre uma distorção comportamental do ser, gerando a prática do ilícito penal, e a partir daí, um ciclo delituoso inevitável.

Com base no exposto e com a tarefa de explicar a criminalidade, surge em 1870, a ciência da Criminologia, com vistas a identificar as causas do crime, os elementos que concorrem para o resultado, ou seja, para o crime, bem como, os elementos que podem combater esse problema social. A Criminologia surge da Antropologia Criminal baseado na tese de que o criminoso é nato e que as causas do crime seriam identificadas no mesmo. Houve evolução na referida ciência, que buscou variadas teorias visando solucionar o crime, tornando-se, no entanto, obsoletas, visto que novas teorias surgiam.

Inicialmente a Criminologia considerava crime e criminoso como principais objetos de estudo, porém, a partir de sua evolução passou a considerar também a vítima e o controle social, não deixando, no entanto, de associar a criminalidade ao fator ‘pobreza’. Com o surgimento da Criminologia Crítica, que questiona a ordem social e declara sua preocupação com as minorias, passa a ser criticada a finalidade moral do castigo e apregoa-se a nocividade da intervenção punitiva do Estado, visto que a pena não cumpre o papel de ressocialização.

2. TEORIA DO LABELING APPROACH

O labelling approach tem seu surgimento na Criminologia Crítica e possui, como principal objeto de estudo, o controle social associado ao sistema penal, pois, segundo a referida teoria, estes geram a criminalidade por meio dos agentes que possuem o controle social que promovem uma sociedade desigual.

A teoria do Labelling Approach provocou a transição de paradigmas, desviando o foco da ciência criminal, antes pautado no criminoso e nas causas do crime, passando a estudar quem é definido como criminoso, o porquê de tal definição e os efeitos produzidos pela condição desviante. Nesta teoria o foco da Criminologia passa a ser o que leva algumas pessoas serem rotuladas, discriminadas pela sociedade, enquanto que outras não.

A ideia central desse paradigma é de que a criminalidade não é qualidade pertinente à conduta do ser, mas sim, uma ‘etiqueta’ atribuída a certas pessoas com base em processos formais e informais de seleção, ou seja, etiqueta-se um autor como criminoso, dando início ao ciclo da criminalização operada pelo sistema e mantida pela sociedade, enfim, ‘etiquetamento’.

A ação criminosa não impõe rótulos a nenhum indivíduo, uma vez que não é o fator negativo pertencente a certos delitos que determina o etiquetamento, mas sim, que este processo depende de alguns mecanismos e processos sociais de seleção. Isso se dá, uma vez que para a sociedade, criminoso não é propriamente aquele que comete infração, mas sim, aquele que se enquadra em certos requisitos de etiquetamento previstos por instâncias criminalizadoras.

O desvio ocorre em consequência de fatores sócio-econômicos, culturais e psicológicos, resultado de um etiquetamento atribuído ao indivíduo estigmatizado pela própria sociedade, o que fomenta infinitamente a desigualdade social. Essa estigmatização ocorre devido à intervenção do sistema penal, nas penas detentivas, que se desviam de sua real função de ressocializar o indivíduo para o convívio em sociedade, associando a identidade do condenado ao crime, gerando assim, um ciclo vicioso de conduta desviante.

3. A PENA CUMPRE O SEU PAPEL?

No Brasil, o sistema penal se mostra interligado ao processo que reforça o poder, geralmente destinado somente a determinadas pessoas, enquanto deveria atentar para a conduta do indivíduo, em si. Esse poder é, na maioria das vezes, imposto a uma classe menos favorecida, ao passo que as classes dominantes permanecem quase que totalmente impunes, no que diz respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com