TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Avaliação Brasileiro

Monografias: Sistema De Avaliação Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO BRASILEIRO

Este texto reflexivo tem o objetivo de questionar o “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica” (SAEB).

No Brasil, a educação envolve três sistemas cuja conformação e atribuições obedecem ao disposto da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, lei de diretrizes e bases da educação (LDB), que são: sistema federal de ensino- que são mantidos pela união e pelo órgão federal de educação, o sistema de ensino dos Estados e com parceria do governo federal e os sistemas municipais de ensino, que são mantidas por órgãos municipais e iniciativas privadas.

Em 1988 foi criado o SAEB com o intuito de avaliar a educação no seu âmbito geral: corpo docente, discente e o poder público, levando a uma melhoria no sistema de ensino nacional e territorial, uma vez que a educação se difere muito de Estado para Estado. No início este método se mostrou até que eficaz , mas como tudo no mundo precisa de inovação, isso não ocorreu com o SAEB ,este ficou obsoleto e antiquado e estamos sem um norte na educação básica brasileira .

Como esse sistema que impõe provas objetivas aos alunos para quantificá-los que se mostra no momento polêmico e complexo sem outra ferramenta para a avaliação que não o de fazer provas dissertativas que apenas atribui ao aluno um número, uma nota para fins de promoção, sem se perguntar:__ “o meu aluno aprendeu realmente a lição”? Ou melhor: ele compreendeu o os valores que tentei passar ao ilustrar a lição? É difícil obter a resposta em apenas uma prova objetiva e acabamos nos resumindo a professores que ensinam para cobrar na prova e alunos que decoram para fazer a prova.

E o que dizer do contexto cultural e social do aluno? As escolas têm acesso online dos resultados do SAEB? Qual capital cultural esse aluno tem? O SAEB é um sistema nacional que quantifica um país inteiro sem observar as discrepâncias sociais que esse território tem, de um lado: Amazonas, com pouca gente e muita carência em todos os aspectos, e do outro: São Paulo, cujo PIB é maior que o de alguns países. O SAEB outorga um valor igual a todos eles e impõe um conteúdo mesmo em todos os lugares, fica meio lógico que o Estado do Amazonas vai receber um desempenho pífio diante dos investimentos de São Paulo por exemplo. Será que as escolas da região Norte do país tem o mesmo padrão de infraestrutura ou um padrão semelhante? Pode-se afirmar que a população tem as mesmas oportunidades educacionais?

Outra coisa: o SAEB apenas informa ao poder público os problemas e deficiências educacionais sem que haja uma ponte entre a avaliação e a ação, precisa também colocar à disposição os recursos de que se precisa para superar suas dificuldades, pois nesse caso, a avaliação tende a exercer o papel cruel, inútil e vazio de testemunha e não de agente transformador e proativo.

Não estamos aqui defendendo a abolição do sistema, muito pelo contrário, a avaliação tem que ser feita sim, de forma honesta e coesa, sempre se inovando usando de todos os aparatos tecnológicos que nos dispomos, e sempre sinalizando onde poderíamos melhorar, em talvez, adotando um método que funcione bem em um Estado e em outro fosse melhor adotar outro método cientifico empírico, na verdade o motivo final de todos os esforços é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com