TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema sobre trilhos tira um milhão de carros de circulação por dia

Artigo: Sistema sobre trilhos tira um milhão de carros de circulação por dia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  Artigo  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema sobre trilhos tira um milhão de carros de circulação por dia

Portal Mobilize – “Hoje, mesmo pequeno, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos retira, diariamente, um milhão de carros e 14 mil ônibus de circulação no país”. Com essa comparação, o diretor de planejamento da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Conrado Grava de Souza, resumiu a importância do transporte ferroviário brasileiro. Ele participou do IV Encontro de Ferrovias, evento encerrado nesta quinta-feira (9) em Vitória (ES).

Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o evento reuniu especialistas para discutir caminhos e propor soluções necessárias ao progresso das ferrovias. Souza, por exemplo, disse que um dos maiores diferenciais desta área, em comparação a outros modais, é a sustentabilidade. “Este modelo tem muito a contribuir para a qualidade ambiental das nossas cidades, o sistema emite, em média, 60% menos gás carbônico”, destacou.

Além disso, o sistema é mais seguro, evita acidentes de trânsito e economiza o tempo perdido em engarrafamentos. Segundo Souza, das 62 médias e grandes regiões metropolitanas no país, apenas 12 delas possuem algum tipo de transporte de passageiros sobre trilhos. “As metrópoles estão crescendo e isso exige mais planejamento e um olhar mais cuidadoso para a questão da mobilidade. É preciso ampliar a opção pelo modo metroferroviário”, argumentou.

O representante da ANPTrilhos também destacou que o Brasil tem capacidade para dobrar a sua malha metroferroviária de passageiros nos próximos cinco anos – atualmente, a média é de uma transporte diário de 9 milhões de pessoas. “Não deve existir, em um futuro próximo, nenhuma média ou grande cidade que não tenha o trilho como seu principal estruturador. Nossa malha não está crescendo com a demanda. Transportamos mais gente, mas com a mesma infraestrutura”, explicou.

Tecnologia

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, apresentou aos participantes do evento os avanços da indústria de construção de locomotivas, vagões, componentes e serviços ferroviários. Segundo ele, R$ 1,5 bilhão foi investido, nos últimos dez anos, na modernização da área. O objetivo é melhorar a produtividade dos veículos e incentivar pesquisa e desenvolvimento, com tecnologia de ponta e sinergia entre as concessionárias.

Abate afirmou que o setor está cada vez mais moderno – locomotivas com menor consumo de combustível, maior capacidade de carga e, nos casso dos carros de passageiros, que oferecem maior conforto e segurança para os usuários, por exemplo. Em relação aos avanços e inovações tecnológicas, também citou casos de vagões capazes de dobrar a capacidade de cargas e carregar mais toneladas de açúcar e fertilizantes.

Ele destacou que confia no desenvolvimento do setor ferroviário para os próximos anos. Até 2025, com os recursos previstos pelo Programa de Investimentos em Logística (PIL) – R$ 91 bilhões – a expectativa é que a matriz de transporte brasileira registre participação de 25% do modal ferroviário. A malha atual, de 30 mil km, será somada aos cinco mil km em construção e a outros 11 mil km previstos no PIL.

Dilma diz que governo aposta em logística para o país crescer

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (12) que seu governo aposta em uma nova logística para que o país cresça. Durante inauguração de primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia, em Ribeirão Preto, Dilma afirmou que o país não tem uma infraestrutura logística compatível com sua dimensão e necessita de investimentos no setor para garantir a competitividade.

“Esse trecho que estamos inaugurando hoje faz parte de um grande esforço do país para modernizar sua estrutura logística e assegurar que ela seja, de fato, um elemento de desenvolvimento do país. Nós precisamos disso não só para escoar os produtos, não só porque é a forma mais competitiva, mas porque esse é o elemento fundamental para o país crescer”, disse a presidente.

O duto escoará o derivado da cana-de-açúcar, tem 206 quilômetros de extensão, do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto à Refinaria de Paulínia, e será operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. É a primeira parte de uma rede de dutos que ligará várias regiões produtoras a refinarias e mercados consumidores.

A partir do uso comercial do duto, será possível a venda do etanol hidratado em Paulínia ou sua transferência, por outros dutos, para Barueri e para o Rio de Janeiro. “Esta nova planta é um projeto inovador, que envolve a integração de dutos e hidrovia, mostra que o Brasil tem na integração de diferentes modais de transporte, um dos elementos essenciais para garantir a sua competitividade”, disse.

Dilma ressaltou que o país precisa de um sistema de transporte que integre diferentes modais, eficiente e compatível com sua extensão continental e diversidade econômica. Segundo ela, as concessões de ferrovias e rodovias são um dos principais eixos definidos pelo governo para reverter a defasagem logística do país.

“Por meio delas [das concessões], pretendemos expandir em 10 mil quilômetros as ferrovias e duplicar 7,5 mil quilômetros de estradas. O Brasil não tem um sistema ferroviário compatível com a sua dimensão”, disse a presidente, informando que as licitações de ferrovias acontecerão entre este mês e abril de 2014.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou da inauguração e ressaltou a importância do projeto para o setor sucroalcooleiro, que tem o estado como maior produtor e emprega 1,3 milhão de trabalhadores. Além disso, o governador falou sobre as parcerias entre as diferentes esferas de governo. “Quero aqui destacar que, quando as entidades federativas se unem, o país ganha, e quando todos nós nos unimos aos empreendedores e aos trabalhadores, esse benefício é ainda maior. Esse é um dia de grande conquista”.

O projeto que teve seu primeiro trecho inaugurado hoje terá aproximadamente 1,3 mil quilômetros de extensão de dutos e 700 quilômetros de hidrovia. Serão 15 terminais de coleta e distribuição e capacidade de transporte de 20 milhões de metros cúbicos (m³) de etanol por ano, além de capacidade de armazenamento operacional de 1,2 milhão de m³ de etanol. Quando estiver concluído, passará por 45 municípios, ligando os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao centro de armazenagem de Paulínia, o principal do país, de onde será transportado para as regiões metropolitanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com