TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o RCD

Projeto de pesquisa: Sobre o RCD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Entulho de acordo com o Dicionário Aurélio é definido como: caliça, pedregulhos, areia, tudo que sirva para aterrar, nivelar depressão de terreno, vala. Restos de tijolos, argamassa. Materiais inúteis resultantes da demolição. Lixo. Porem em uma linguagem mais adequada o Resíduo da Construção Civil (RCC) ou Resíduo da Construção e Demolição (RCD) é todo resíduo gerado no processo de construção, de reforma, demolição ou escavação.

No mundo contemporâneo, a reciclagem tem se fortalecido como eficiente mecanismo para solucionar e /ou minimizar o problemas oriundos do não gerenciamento dos resíduos gerados pelas atividades humanas que impactam negativamente a Terra. A reciclagem também é importante na busca de novos materiais, como os da construção civil, que possa substituir as matérias primas retiradas do meio ambiente.

O entulho acumulado é vetor de doenças como a dengue, febre amarela e chamariz de insetos e roedores. Descartado indiscriminadamente em rios, córregos e represas, eleva o seu leito (assoreamento) culminando em enchentes e riscos de desabamento de residências próximas ao rio. A quantidade de entulho descartada reflete o momento opulento da economia, contudo sem mecanismos e ferramentas para geri-lo, este resíduo se torna um problema caro para o poder público municipal, responsável pelo serviço de coleta.

Isto é o resultado de uma receita que tem como ingredientes a falta de educação e informação da população para a problemática, a incapacidade do poder público local em fiscalizar e a dificuldade dos órgãos ambientais em ofertar estruturas que recebam resíduos desta natureza. Certamente o entulho hoje merece atenção dos órgãos fiscalizadores, principalmente os municipais.

A reciclagem do entulho, entretanto, poupa nossas florestas, reduzindo a extração de pedras de pedreiras sobre arbustos de grandes áreas verdes, poupa nossas águas, evitando que o entulho seja descartado em rios, riachos, represas e mares e ainda gera trabalho e renda.

Os resíduos de construção e demolição (RCD), tem se tornado um dos alvos do meio técnico-científico, utilizando o mesmo como agregado para inúmeros usos na construção civil e também na pavimentação rodoviária, entrando como substituto as matérias-primas hoje utilizadas nestes setores (CARNEIRO 2001).

OBJETIVOS

Um dos objetivos do trabalho é indicar o papel do novo engenheiro na eficiente utilização dos recursos naturais como meta a redução dos impactos ambientais e obtenção de um mundo mais sustentável. Dessa forma, podemos revelar por meio de dados e pesquisas a grande quantidade de lixo produzido pela indústria de construção civil (que representa em alguns casos até 50% do lixo produzido), comparando com o percentual de lixo em relação aos outros tipos de lixo.

Com isso, vamos avaliar e demonstrar todos os benefícios da reciclagem tanto como forma de economia de recursos quanto gerador de renda. Assim mostraremos e demonstraremos os detalhes do funcionamento do processo de reciclagem desde a coleta do entulho de obra até a confecção do produto final.

Portanto, serão apresentadas algumas alternativas para a criação de construções sustentáveis como utilização de materiais reciclados, adequação das edificações para que estas não gerem problemas ao ambiente local, apresentar o uso de matérias primas que contribuam com a produção sustentável.

JUSTIFICATIVA

Nossa pesquisa tem como principal justificativa, mostrar às futuras gerações de engenheiros como é importante à reciclagem nas obras civis com o intuito de produzir novos materiais para que estes sejam reutilizados na obra.

Além disso, é muito importante que a população se conscientize dos impactos ambientais das obras civis, tendo em vista que uma obra mal acompanhada ou mal dirigida pode acarretar problemas para as populações futuras.

Assim, é importante também mostrar à população como o lixo acumulado em uma obra é prejudicial à saúde pública, pois o acumulo de lixo pode gerar a proliferação de doenças e também pode ser um local propício para a proliferação do mosquito da dengue.

Desta forma, podemos perceber que a reciclagem tem vários benefícios e que é muito importante aprendermos usá-los a nosso favor. Além disso, é muito importante que as pessoas estejam cientes dos riscos que correm ficando perto de um local cheio de lixo.

DESENVOLVIMENTO

“A civilização industrial, com se encontra hoje organizada, está se chocando frontalmente com o sistema ecológico do planeta” (Al Gore, no livro “A Terra em balanço”). O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios, se por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. O conceito foi definitivamente incorporado como um princípio, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra de 1992 – Eco-92, no Rio de Janeiro. O Desenvolvimento Sustentável busca o equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico e serviu como base para a formulação da Agenda 21, com a qual mais de 170 países se comprometeram, por ocasião da Conferência. Trata-se de um abrangente conjunto de metas para a criação de um mundo, enfim, equilibrado.

A Declaração de Política de 2002 da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johanesburgo, afirma que o Desenvolvimento Sustentável é construído sobre “três pilares interdependentes e mutuamente sustentadores” — desenvolvimento econômico, desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com