TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE REUTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS DE RCD NA OBRA DO CENTRO DE CONVENÇÕES

Por:   •  21/2/2016  •  Resenha  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PROF. WALLACE MAIA DE SOUZA

PROJETO DE ESTÁGIO

PROPOSTA DE REUTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS DE RCD NA OBRA DO CENTRO DE CONVENÇÕES, EM MARABÁ - PARÁ.

ARTHUR ANTUNES DUARTE COIMBRA

TURMA: ENC 91

MARABÁ

2015/1


  1. JUSTIFICATIVA

Com a grande competitividade entre as empresas apenas continuam atuantes no mercado aquelas que oferecem um produto/serviço a um preço acessível ao seu público alvo, cumprindo os prazos estabelecidos e padrões de qualidade. Estabelecer melhorias em algum desses setores de serviço significa redução de custos e maiores lucros, mas em alguns segmentos otimizar processos, e utilização de materiais, passou a ser questão de necessidade principalmente se tratando no ramo da construção civil, devido a maior parte dos seus insumos derivarem de reservas naturais e não renováveis, por isso devem ser utilizados de forma a reduzir desperdícios, e caso haja, sua reciclagem poderá ser feita minimizando assim os impactos ambientais.

Segundo Oliveira e Cabral (2011, apud, LIMA, 2005), a maior extração de recursos naturais para uso industrial ocorre na construção civil, consequentemente esse setor também gera considerável quantidade de resíduos, os quais são denominados costumeiramente de entulhos e tecnicamente de resíduos de construção e demolição (RCD). O entulho é gerado no próprio processo construtivo, em função de erros ou indefinições na elaboração dos projetos, ou devido a falhas na execução, acarretando substituição de componentes. Ocorrem ainda perdas na estocagem e no transporte dos materiais ou devido à má qualidade dos materiais empregados.

O consumo descontrolado de recursos naturais e a produção em grande escala de resíduos resultantes da construção e demolição está a afetar o meio ambiente e a interação homem natureza. A deposição de RCD descontroladamente em aterros, cujos espaços começam a ser cada vez mais valorizados, acarreta riscos ambientais que podem ser prejudiciais à saúde do homem, como efeito estufa ou as variações climáticas. (SILVA, 2008, apud, PAIVA e RIBEIRO, 2004).

Para Serra, Santana e Cabral (2014, apud, CAMARGO, 1995), enquanto vários setores industriais diminuem a utilização de suas matérias-primas, a engenharia civil não pode reduzir a quantidade dos materiais necessários para edificar uma obra sem comprometer a qualidade e a durabilidade da construção. Em razão disso, é necessário encontrar alternativas para o destino dos resíduos, com formas práticas de reciclagem na própria obra, evitando assim a formação de entulhos e depósitos irregulares dos mesmos, tal deposição afeta diretamente o meio ambiente.

De acordo com Cabral (2007, apud, HANSEN, 1992; LIMA, 1992; CARNEIRO et al., 2001; MIRANDA, 2000), como resultado de algumas pesquisas, já se sabe que a reciclagem do RCD pode ser aplicada para diversos fins, tais como: serviços de pavimentação, na fabricação de argamassas de assentamento e revestimento, na fabricação de concreto, pré-moldados (blocos, meio-fio, dentre outros). Há países onde o reciclado de RCD é aplicado na fabricação de concretos estruturais.

Este trabalho justifica pelo fato de algumas empresas terem dificuldades na reciclagem do RCD, sua pratica traz benefícios econômicos e ambientas, fatores inerentes para quem quer se tornar referência no segmento nas regiões que atuam.

  1. OBJETIVO

Assim, de acordo com os fatos relatados anteriormente, são apresentados os objetivos geral e específico que o trabalho seguirá.

  1.  OBJETIVO GERAL

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a forma como  a empresa lida com os agregados reciclados de RCD e propor um plano de incorporação dos mesmos novamente nos seus processos produtivos. 

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para se alcançar um bom planejamento de reaproveitamento dos agregados reciclados de RCD, é necessário seguir os seguintes objetivos específicos:

  • Observar e caracterizar os componentes mais representativos presentes nos resíduos de construção;
  • Elaborar um projeto, que de acordo com a realidade da empresa, possa ser possível o reaproveitamento dos agregados reciclados de RCD;
  • Propor um plano de ação para que as propostas possam ser utilizadas no canteiro de obras.
  1. METODOLOGIA

Para a elaboração desse estudo serão utilizados artigos científicos, materiais da internet e as normas técnicas. Com embasamento teórico dos possíveis reaproveitamentos dos RCD no processo produtivo, poderão ser analisadas e propostas as mudanças inerentes aos objetivos, na obra do Centro de Convenções de Marabá – Pará.

Durante o estágio serão realizadas as seguintes atividades para elaboração deste trabalho:

  • Analise de quais são os componentes mais representativos que compõe os RCD da obra;
  • Registro fotográfico;
  • Pesquisas bibliográficas para elaboração das propostas de reciclagem dos agregados de RCD;
  • Estudos dos possíveis resultados;
  • Apresentação do trabalho aos responsáveis pela obra.
  1. RELATO

Constituída em 1979, A QUADRA ENGENHARIA LTDA, com sede na cidade de Belém, lança suas atividades voltadas ao setor da construção civil no Estado do Pará. Através de seus diretores e colaboradores acumula vasta experiência na execução e administração de obras públicas e privadas. O foco maior da empresa é na construção de edifícios residenciais, comerciais, hospitais e shoppings com o mais alto padrão de acabamento e sofisticação. [1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com