TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teórico Sobre RCD

Por:   •  9/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA

VICTOR HUGO MASCARENHAS PINTO

REFERENCIAL TEÓRICO

Referencial teórico sobre RCD

Conceição do Coité - BA

2017

VICTOR HUGO MASCARENHAS PINTO

REFERENCIAL TEÓRICO

Referencial teórico sobre RCD

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil da UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, para a disciplina de Projeto Integrador.

Prof.ª Bianca Figueredo

Conceição do Coité - BA

2017

RESUMO

Os processos de construção civil demandam um grande uso de material, que consequentemente gera muito resíduo por haver uma perda do mesmo durante a construção. E assim como o ato de construir, a demolição gera ainda mais residos, logo, a preocupação com a deposição e reuso desse material é real, já que pode geral uma serie de problemas urbanos e ambientais.

Com base em três artigos sobre RCD (Residos de construção e demolição), o trabalho tem como intuito sintetizar a maneira com quem têm sido usados esse tipo de resíduo, e fazer uma analise sobre a forma de deposito, reutilização e reciclagem desse material, e como isso é feito.

Palavras-chave:

Resíduo de construção civil, resíduo de demolição, RCD, reutilização, reciclagem.

REFERENCIAL TEORICO

A construção civil no Brasil é uma área bem extensa, que demanda uma parte muito importante sobre as atividades econômicas e sociais do nosso país. Devido a esse mesmo fator, consequentemente, é responsável por um grande impacto ambiental. Por ser uma das maiores consumidoras de matéria-prima, é também uma das maiores geradoras de resíduos, o que se torna um grande problema se não for devidamente tratado, ou reciclado.

Os residos não recebem um tratamento de forma especifica. Em alguns casos são depositados em lixões, aterros, encosta de rios, terrenos baldios, e áreas urbanas, onde podem gerar grandes problemas ambientais como entupimento de córregos, fechamento de vias de trafego, e proliferação de algumas doenças. O gerenciamento desses resíduos, no Brasil, é caracterizado pela limpeza das áreas ilegais de deposição, feita pela administração municipal, onde se destina os resíduos para aterros, que cada vez mais então se esgotando.

Uma solução cada vez mais usada pelas indústrias está sendo a reciclarem e o reuso desse material, que em relação às formas tradicionais de gerenciamentos, não apresenta tanto impacto ambiental, reduz os problemas urbanos, e trás também vantagens econômicas. No entanto, para que essa reciclagem seja vantajosa, é preciso que o que o mercado possa abraçar o produto gerado, e venha a ser comercializado, só assim se tornará totalmente afetiva. O reuso do material e sua reciclagem pode ser de muita valia, já que se torna de fácil uso e baixo custo. Pode ser utilizado como sub-base para a pavimentação de vias públicas, à construção de blocos de concreto, utilizá-lo depois de triturado, como variados tipos de agregados, massa de regularização de piso e até como massa de revestimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com