TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substituição de Importações

Por:   •  22/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.971 Visualizações

Página 1 de 3

Economia Brasileira - Processo de Substituição de Importações

Responder as perguntas abaixo:

1. O que caracteriza o modelo de Industrialização de Substituição de Importações? E quais os mecanismos de proteção à indústria nacional, adotados no PSI?

O modelo de Industrialização de Substituição de Importações caracteriza-se pela redução do coeficiente de importações devido à crise na economia mundial que encareceu o preço das importações e resultou  no declínio cafeeiro. O modelo caracteriza-se pelo estrangulamento externo (queda do valor da exportação com manutenção da demanda interna, mantendo a demanda por importações, gera escassez de divisas), taxa de câmbio desvalorizada (gera aumento da competitividade de produção interna), gera uma onda de investimentos nos setores substituidores de importação, passando a produzir internamente parte do que era importado, promovendo elevação na renda e consequentemente na demanda agregada. Observa-se novo estrangulamento externo, dado que parte dos investimentos e do aumento de renda se traduziram em importações, retomando-se o processo. Portando, o PSI era definido pela ideia de construção nacional, a fim de alcançar o desenvolvimento e a autonomia através da industrialização. Os mecanismos de proteção à indústria nacional adotados pelo PSI iniciaram com a desvalorização real do câmbio (aumento do preço dos produtos exportados), proporcionando um efeito positivo na balança de pagamentos. Além disso, também havia o controle do câmbio que controlava as importações e gerava um surgimento do mercado paralelo de câmbio, outra medida foi a taxa múltipla de câmbio que estabelecia vários mercados cambiais que eram destinados a vários tipos de demandas. A elevação das taxas aduaneiras fazia com que a taxa de importação diminuísse, tornando o mercado interno mais atraente. A desvalorização cambial também foi um mecanismo indireto de proteção à indústria brasileira e produziu pressão para que a base industrial nacional fosse fortalecida, para que o país não sofresse efeitos colaterais de outros países em momentos de crise.


2. (Anpec 2000) Indique quais foram os objetivos do Plano de Metas, os instrumentos utilizados e a estratégia adotada pelo Plano para a consecução de seus objetivos.

O Plano de Metas buscava promover a montagem de uma estrutura industrial integrada. O principal objetivo era estabelecer as bases de uma economia industrial madura no país, especialmente aprofundando o setor produtor de bens de consumo duráveis, por exemplo, a indústria automobilística. Os principais instrumentos utilizados foram, além dos investimentos das empresas estatais, o crédito com juros baixos (ou menos negativos) e a carência longa por meio do Banco do Brasil e do BNDE, uma política de reserva de mercado e a concessão de avais para a obtenção de empréstimos externos. O Plano foi implementado por meio da criação de uma série de comissões setoriais que administravam e criavam os incentivos necessários para atingir as metas setoriais. A estratégia adotada pelo Plano visava-se atacar os pontos de estrangulamento existentes e impedir o aparecimento de novos, na oferta de infraestrutura e de bens intermediários para os novos setores. Além de alguns investimentos setoriais servirem para atacar alguns pontos de estrangulamento, outros setores também eram tomados como pontos de germinação, em que o investimento gerava demandas derivadas que acarretavam novos investimentos, sustentando a taxa de crescimento do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com