TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA)

Por:   •  26/1/2016  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o jornal brasileiro de pneumatologia, a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é definida como uma síndrome de insuficiência respiratória de instalação aguda, caracterizada por um infiltrado pulmonar bilateral à radiografia de tórax, compatível com edema pulmonar. O paciente apresenta um quadro de hipoxemia grave, definida por uma relação  entre pressão parcial de oxigenio arterial e fração inspirada de oxigênio (P/F) ≤ 200 mmHg para SDRA1; pressão de oclusão da artéria pulmonar < 18 mmHg ou ausência de sinais clínicos ou ecocardiográficos de hipertensão atrial esquerda; presença de um fator de risco para lesão pulmonar.

        

Conforme descrito no artigo, a SDRA se distingue em duas vias patológicas: uma lesão direta, afetando diretamente o parênquima pulmonar e uma lesão indireta, resultado de uma resposta inflamatória sistêmica.

Na SDRA pulmonar, em função do insulto direto, a alteração do parênquima pulmonar é multifocal. Em contraste, na LPA/SDRA extrapulmonar, o acometimento pulmonar é mais difuso e uniforme devido à distribuição hematogênica dos mediadores inflamatórios. Ademais, com base nos achados de autópsias, pode-se afirmar que há um predomínio de colapso alveolar, exsudato fibrinoso e edema alveolar em pacientes com SDRA pulmonar. Vale ressaltar também uma maior quantidade de fibras colágenas no parênquima pulmonar dos pacientes com SDRA pulmonar em comparação com aqueles com SDRA extrapulmonar, sugerindo que o remodelamento da matriz extracelular depende do local inicial da lesão.

Um detalhe bastante ressaltado no estudo é que nenhuma característica tomográfica parece ser capaz de predizer a etiologia da lesão pulmonar. É preciso considerar também a limitação dos estudos como a tomografia computadorizada, nos quais se incluem o número pequeno de pacientes, a inclusão de pacientes com sepse abdominal e/ou em pós-operatório de cirurgia cardíaca no grupo de SDRA extrapulmonar, os quais usualmente cursam com colapso de lobo inferior esquerdo, além da coexistência de lesões diretas e indiretas, tornando o padrão morfológico de difícil interpretação.

 Como curiosidade, a pneumonia é a causa mais frequente de lesao direta, enquanto a sepse e a causa mais prevalente e letal da lesao indireta.

Referencias complementares:

http://sopterj.com.br/profissionais/_revista/2011/n_01/04.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (294.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com