TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese histórica da macroeconomia

Tese: Síntese histórica da macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

Síntese histórica da macroeconomia

DOMINGUES, RONALD. Domingues Web Site (2001).

Keynes:

Pode-se dizer que a macroeconomia surge em 1936, quando Keynes publica a sua Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Ela veio substituir a "teoria dos ciclos" que já não conseguia explicar os fatos então ocorridos. Além de apresentar sólidos argumentos para a intervenção estatal, a Teoria Geral concentrou-se na abordagem acerca da demanda efetiva, hoje chamada demanda agregada. Segundo ele, tal demanda define o produto a curto e médio prazo.

Ao discutir sua teoria, Keynes introduziu diversos conceitos macroeconômicos como do multiplicador e o da preferência de liquidez. Seu trabalho foi muito oportuno por defender a ação política através do governo, em um momento crítico da economia mundial.

A síntese neoclássica:

Pouco tempo depois da publicação da Teoria Geral, ela tornou-se o centro das discussões econômicas. Na década de 50, diversos economistas resolveram criar a síntese neoclássica buscando unir idéias keynesianas e aquelas que até então eram predominantes, ou seja, clássicas.

Uma das grandes tarefas dos economistas pós-keynesianos foi completar tal teoria com um arcabouço matemático, o que resultou em muito progresso e muitas controvérsias.

Hicks e Hansen desenvolveram o modelo IS-LM. Tal modelo, apesar de muito criticado por simplificar excessivamente a teoria, foi base para muitos estudos e debates. Assim, Franco Modigliani e Milton Friedman desenvolveram a teoria do consumo, James Tobin desenvolveu a teoria do investimento a qual foi aprofundada por Dale Jorgenson. Abordando o crescimento, Robert Solow desenvolveu um modelo que originou inúmeros trabalhos procurando relacionar poupança e progresso tecnológico.

Com o advento dos computadores e da econometria, presenciou-se o aparecimento de rebuscados modelos macroeconométricos como, por exemplo, o modelo MPS desenvolvido por um grupo de profissionais liderados por Franco Modigliani.

Diante de tal desenvolvimento na teoria macroeconômica, muitos economistas acreditavam estarem próximos do "modelo perfeito", em que seria possível exterminar o fantasma da recessão. Surgiu então um grupo liderado por Milton Friedman negando todo esse otimismo e alegando diversas limitações dos modelos. Estes são os monetaristas. A década de 60 presenciou intensos debates entre monetaristas e keynesianos abordando principalmente a efetividade da política fiscal e política monetária, a curva de Phillips e o papel da política econômica.

Nesse interminável debate, keynesianos exaltavam a eficácia da política fiscal por elevar de forma imediata a demanda agregada e condenavam a política monetária diante da baixa demanda por moeda representada pela inclinação da curva LM. Os monetaristas não deixavam por menos de forma que Friedman e Anna Schwartz acreditaram ter provado a grande eficácia de uma política monetária, chegando a relacionar as grandes crises a ausência dessas políticas. Por fim, acredita-se que chegamos a uma conclusão plausível: ambas as políticas têm seus níveis de eficácia e de imperfeições de forma que uma política econômica deve utilizá-las de forma simultânea.

Outra grande divergência foi a curva desenvolvida por A.W.Phillips, denominada simplesmente Curva de Phillips, que procurava explicar variações de preços e salários ao longo do tempo. Enquanto os keynesianos, baseados em algumas evidências, acreditavam numa discrepância de níveis de inflação e de desemprego no longo prazo, os monetaristas negavam totalmente essa idéia. Por fim, o consenso foi de que Friedman, Edmund Phelps e seus seguidores estavam certos pois qualquer alternância entre desemprego e inflação tenderia a desaparecer no longo prazo.

Por fim, no debate sobre o papel da política econômica, os monetaristas defendem o uso de regras simples como, por exemplo, a constante expansão monetária, diante da incapacidade que a ciência possui de medir, compreender e atuar na economia real. Os keynesianos não concordam com tal posição. A natureza desse debate teve algumas mudanças mas ele perdura até os dias atuais.

As expectativas racionais:

Na década de 70, a macroeconomia, embora bem madura, sofreu uma grande crise originada de 2 causas principais: a ocorrência de estagflação (altos níveis de desemprego e inflação), fenômeno o qual a teoria macroeconômica não havia previsto, e as críticas lideradas, principalmente, por Robert Lucas e Thomas Sargent. Quanto à estagflação, conseguiu-se chegar a uma explicação baseada nos choques de oferta. Mas as críticas de Lucas e Sargent atacaram toda a teoria keynesiana, acusando-a de não considerar as expectavias racionais. A crítica de Lucas, como ficou conhecida afirmava não ser possível utilizar o instrumental macroeconômico na formulação de políticas econômicas.

Ao incorporar tais expectativas aos modelos keynesianos, Lucas observou que o retorno do produto ao nível natural era bem mais acelerado do afirmavam os seguidores de Keynes. Segundo estes, uma política implementada seria seguida por um processo exessivamente lendo de ajuste de preços e salários, baseando-se na curva de Phillips. Tal processo seria asselerado graças à formação expectativas por parte dos agentes da economia. Assim, uma expansão monetária, por exemplo, que fosse totalmente prevista pelas famílias e pelas empresas não afetaria o produto pois o nível geral de preços e de salários alterar-se-ia na mesma proporção.

O processo de integração das expectativas racionais à teoria macroeconomia foi mais acelerado do que se esperava. Primeiramente fêz-se uma revisão dos conceitos ligados a mercados de bens, financeiro e de trabalho. Quanto à determinação dos níveis de preços e salários, Stanley Fisher e John Taylor acabaram por demonstrar que o lento processo de ajuste não contrariava as expectavias racionais, ou seja, após implementadas algumas políticas econômicas, todo o processo de ajuste tende a ser realmente lento, mediante as negociações entre os agentes. Por fim, usou-se a "teoria dos jogos" advinda da microeconomia para explicar o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com