TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAXA SELIC

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

A taxa Selic e a sua influencia na economia brasileira na atualidade.

A taxa Selic também chamada de taxa base da economia brasileira, é a taxa de financiamento utilizado no mercado interbancário para remunerar operações de um dia.

A taxa Selic é utilizada pelo banco central para manter a inflação sobre controle. Então caso essa taxa diminua, as pessoas terão mais sobras de dinheiro, fazendo com que as pessoas tenham maiores acessos aos créditos, e consumam mais.

Quando a taxa Selic aumenta as pessoas procurarão mais por títulos públicos, pois o governo paga mais para as pessoas que buscam esses títulos, fazendo com que a população consuma menos então os preços caíram.

É o que está acontecendo com o Brasil na atualidade, a inflação subiu e o governo para tentar controlar, aumentou a taxa Selic, fazendo com que as pessoas parassem mais de comprar para não se endividarem, reduzindo a inflação. Porem o governo exagerou, viu que não tinha diminuído a inflação e foi aumentando ainda mais a taxa Selic, chegando a ser a maior taxa dos últimos 9 anos, fazendo com que a crise aumente ainda mais, pois os juros estão muito alto e as pessoas não tendo dinheiro para consumirem, as empresas tem que diminuírem bastante os preços, para não perder os produtos já produzidos, e outro efeito colateral é que as empresas por não estarem vendendo muito, precisam demitir alguns funcionários, fazendo com que o brasil aumente drasticamente o numero de desempregados e aumentando a pobreza.

Com tudo isso ocorrendo, o governo precisa tomar decisões mais corretas, diminuindo os gastos desnecessários e não desperdiçando tanto dinheiro em obras inacabadas, para que a taxa base ou a taxa Selic volte ao normal e as pessoas possam consumir normalmente e fazendo também com que a crise diminua e o Brasil volte ser confiável para os outros países, para poder adquirir investimentos mais baratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com