TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ECONÔMICO POLÍTICA

Tese: TRABALHO ECONÔMICO POLÍTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

TRABALHO DE ECONOMIA

POLITICA MONETÁRIA

CASCAVEL/PR

2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

TRABALHO DE ECONOMIA

POLITICA MONETÁRIA

Trabalho sobre política monetária apresentado para a disciplina de economia, 2° Semestre do Curso de Administração, Anhanguera Educacional.

Orientadora: Prof.ª.

CASCAVEL/PR

2013

INTRODUÇÃO

Diante deste trabalho que tem como objetivo compreender o que podemos chamar de política monetária, entende-se que o fator determinante para o mesmo é a moeda que teve uma constante evolução. Buscamos através deste o estudo dos antecedentes históricos e sociais, com base no período anterior ao surgimento das teorias da moeda. Com o desenvolvimento da economia

monetária, a moeda tem uma grande importância para melhor giro financeiro.

Política Monetária

Política Monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de que sejam atingidos os objetivos da política econômica global do governo. Em outras palavras, podemos definir a política monetária como sendo o controle do sistema bancário exercido por um governo na busca da estabilidade do valor da moeda, para evitar um balanço de pagamento (registro do todas as transações de caráter econômicas financeiras realizadas por residentes de um país com os residentes dos demais países).

Política monetária age diretamente sobre o controle da quantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda e pode ser restritiva e expansionista.

A Política Monetária Restritiva, engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos, De forma mais objetiva, podemos afirmar que em uma política monetária restritiva, é a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar a aumento de preço.

Já a Política Monetária Expansionista, é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros), Incidindo positivamente sobre a demanda agregada. Ou seja, em uma política monetária expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento econômico.

Política monetária pode ser aplicada através dos seguintes instrumentos básicos: estruturas das taxas de juros; controle dos movimentos do capital internacional; controle sobre os termos de compra e venda a prestação e controles gerais ou seletivos sobre o crédito concedido por bancos e outras instituições financeiras sobre as emissões de capitais.

Em síntese, o propósito imediato da Política Monetária é o controle da oferta do dinheiro e do crédito.

Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:

Política monetária ativa: o BACEN controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.

Política monetária passiva: o BACEN visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica endogenamente determinada.

Instrumentos da Política Monetária

São instrumentos utilizados pelo o Banco Central com a responsabilidade de conduzir a política monetária.

Os instrumentos da política monetária são visto como um conjunto de ações que autoridades econômicas usam para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.

Cabe ao Banco Central, emitir moedas, ser o guardião das reservas bancárias, promoverem empréstimos de liquidez aos bancos comerciais, realizar operações de mercado aberto e o fazer o controle seletivo de crédito.

Os instrumentos de Política Monetária são:

Recolhimento compulsório: é um dos instrumentos de Política Monetária utilizado pelo Governo para aquecer a economia. É um depósito obrigatório feito pelos bancos comerciais junto ao Banco Central. Parte de todos os depósitos que são efetuados à vista pela população junto aos bancos comerciais vão para o Banco Central. O Banco Central fixa esta taxa de recolhimento. Esta taxa é variável, de acordo com os interesses do Governo em acelerar ou não a economia. O recolhimento compulsório tem por finalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País. Quando o Governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do compulsório, pois desta forma os bancos comerciais terão menos crédito disponível para população, portanto, a economia acaba encolhendo. Ocorre o inverso quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país. A taxa do compulsório diminui e com isso os bancos comerciais fazem um depósito menor junto ao Banco Central. Desta maneira, os bancos comerciais ficam com mais moeda disponível, conseqüentemente aumentam suas linhas de crédito. Com mais dinheiro em circulação, há o aumento de consumo e a economia tende a crescer. Os bancos comerciais podem fazer transferências voluntárias, porém, o depósito compulsório é obrigatório.

Operações com Títulos Públicos

Também conhecido como Open Market (Mercado Aberto), as operações com títulos públicos é mais um dos instrumentos disponíveis de Política Monetária. Este instrumento, considerado um dos mais eficazes, consegue equilibrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com