TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de crescimento do PIB

Resenha: Taxa de crescimento do PIB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

A taxa de crescimento do PIB variou entre 1,5%. A taxa positiva do ano deu-se pela melhora da agropecuária, jáque as indústrias tiveram um desempenho desfavorável, onde a taxa do PIB caiu de 21,7% para 21% (BANCO CENTRAL, 2001).

O desemprego em 2001, segundo o IBGE, diminuiu 6,2% alcançando um quadro inferior aos últimos quatro anos. O consumo de energia reduziu 7,7% de consumo. A atividade varejista também contraiu-se, fazendo com que o consumidor perdesse a confiança no comercio, pois as condições de crédito eram muito restritas, os juros tinham taxas elevadas e o rendimento dos trabalhadores também reduziram (BANCO CENTRAL, 2001)

Os governos regionais, em 2001, renegociaram as dívidas estaduais e municipais, esse resultado foi associado ao aumento da arrecadação de impostos e contribuições, alcançando um novo recorde (BANCO CENTRAL, 2001).

As denúncias de corrupção no governo federal foram um grande acontecimento na política, quando uma lista de assinaturas para a abertura de uma CPI para investigação foi “enterrada”após 20 candidatos retirarem suas assinaturas de apoio cinco minutos antes do encerramento do prazo. Para não passar por esquecido, o presidente Fernando Henrique Cardoso cria uma Corregedoria Geral da União para a investigação (FOLHA, 2001).A economia de 2009 dividiu-se em dois períodos. Com o fechamento dos canais de crédito, os bancos dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, colocaram-se em ciclo recessivo para estabilizar seus sistemas financeiros, e o governo brasileiro incentivou a atividade interna, que vinha crescendo desde 2008. Esse movimento melhorou as condições de mercado de crédito e recuperou os segmentos associados a bens de consumo de maior valor agregado (BANCO CENTRAL, 2009)

As famílias passaram a consumir mais em função de diversos programas de apoio a renda do governo federal. Aumentando o consumo, o desempenho das vendas varejistas aumentaram, aumentando a confiança dos consumidores em relação as condições de crédito, que desde 2001 não havia se recuperado. Nesse ano o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) calculado pelo IBGE atingiu 4,31% (BANCO CENTRAL, 2009).

A política em 2009 continuou com os escândalos sobre desvio de dinheiro, como o governador da Paraíba Cassio Cunha Lima e o vice JoséLacerda Neto, após terem seus mandatos cassados por utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro. Outro exemplo éo exdiretor geral do senado Agaciel Maia que escondeu uma casa no valor de cinco 5 milhões, como também lavagem de dinheiro, e uso indevido do dinheiro público (FOLHA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com