TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Crescimento do PIB

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS

Curso de Engenharia Ambiental

Disciplina de Economia

Profª Dra.  Caren Studer

Aluna Lorena Olini Azevedo        RA: 519086                 Data:02/09/13

FICHAMENTO

1) Título do artigo/ texto

Crescimento PIB - Mantega reduz pela 6ª vez crescimento do PIB

2) Autor, local e data da  publicação do texto

Jornal Estado de S. Paulo, 23/08/2013

3) Ideia principal por parágrafo (em um frase cada)

1º § Mantega estima que o crescimento econômico irá aumentar 2,5% ,a concretização da estimativa pode ser considerada "bom desempenho".

2º§ Em entrevista a rede globo Alexandre Tombine, ministro do Banco Central afirma que a alta excessiva é passageira, mas depois da turbulência ela volta para patamares menores.

3º§ Segundo Mantega, o governo tenta evitar exagero, mas acaba aproveitando o momento para fazer movimentos especulativos.

4º§ Presidente Dilma Rousseff com Mantega e Tombini anuncia um programa de leilões de cambio para prover proteção cambial e liquidez ao mercado.

5º§ Ministro da fazenda diz que o consumo do mercado internacional esta parado dificultando assim exportações brasileiras, fazendo com que o PIB estimado seja menor do que a projeção do BC.

6º§ Mantega estima crescimento de PIB para 2014 de 4%, porém economistas acreditam que o PIB em 2014 será mais fraco em relação ao ano de 2013.

7º§ Mantega determina maior transparência em contas publicas, afirmando que o superávit seja mais próximo de 3,1%.

4) Ideia principal (em uma frase) do artigo todo

A economia em 2013 crescerá em torno de 2,5% porém estima-se que a expansão do PIB para o ano de 2014 tenha um crescimento maior.

5) Opinião pessoal

Sem o crescimento do PIB consequentemente nosso País não irá pra frente, com o baixo investimento o Brasil é travado no crescimento econômico. Brasil tem um grande potencial de produção própria sem precisar de importações, fazendo assim um PIB baixo, onde o lucro seja pequeno, não significativo para o PIB. O complicado é: Empresas Multinacionais, pois seu lucro produzido no Brasil não entra como parte de nossa riqueza, prejudicando o crescimento econômico. Mas isso tende a sofrer modificações; com o crescimento de algumas empresas brasileiras as quais estão se internacionalizado - ex: Vale do Rio Doce, Petrobras, Grupo Gerdau entre outros. Quanto mais empresas conseguirem resultados fora do País isso irá somar-se com o que se produz aqui (PIB) e então passaremos a ter um PNB maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com