TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórmula Do PIB E Os Motivos Que Levam O Brasil A Ter Altos índices De Inflação E Baixo nível De Crescimento

Trabalho Universitário: Fórmula Do PIB E Os Motivos Que Levam O Brasil A Ter Altos índices De Inflação E Baixo nível De Crescimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

A FÓRMULA DO PIB

PIB é a sigla de Produto Interno Bruto. Esta é a medida de toda a riqueza gerada em um determinado território por um determinado período de tempo. No Brasil, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga trimestralmente o PIB do País e anualmente dos municípios e estados.

Em março de 2007, o instituto anunciou novos parâmetros para o cálculo do índice, o que elevou, por exemplo, o crescimento do PIB de 2006, que, pela metodologia antiga, foi de 2,9% e, com a nova metodologia, passou para 3,7%.

O PIB brasileiro é calculado desde a década de 40. Primeiro pela Fundação Getúlio Vargas, depois pelo IBGE. Obviamente, durante todo esse período, os parâmetros para o cálculo foram mudando, assim como a dinâmica econômica não só brasileira, mas de todo o mundo capitalista. Até 2006, o cálculo era feito com parâmetros estabelecidos em 1985. Os novos parâmetros seguem a determinação do Fundo Monetário Internacional e têm sem sido modificados por vários países. A China, por exemplo, mudou suas bases de cálculo em 2005.

A importância do PIB é grande. Esse número é a base de várias outras estatísticas como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É a partir do PIB também que vários parâmetros de políticas públicas são adotadas. A Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas, por exemplo, estabelece os limites para constituição dessas empresas a partir do PIB de cada Estado.

Uma pessoa mais apressada pode pensar que para calcular o PIB é só somar tudo o que foi produzido e comercializado num determinado lugar por um determinado período e pronto. A coisa, no entanto, não é tão simples assim. Por exemplo, uma bicicleta que é vendida por R$ 300 não entra na conta do PIB por esse valor. É preciso subtrair os valores que foram pagos antes da bicicleta ficar pronta. Ou seja, é preciso tirar os valores que a indústria pagou pelos pneus, parafusos, correias etc. Além disso, é preciso estimar qual o lucro do comerciante nessa venda e para se poder comparar com outros anos é necessário também deduzir a inflação do período.

Assim calcular o PIB de um País, onde vários setores contribuem para esse número é uma tarefa bastante complexa, afinal cada setor tem um peso diferente. No caso do PIB de um país, esses pesos são medidos por setores da economia. Ou seja, agropecuária, serviços e indústrias têm pesos diferentes.

Na nova metodologia de cálculo do PIB brasileiro, houve mudanças nesses pesos. Afinal, setores como telecomunicações, informática e mesmo serviços financeiros cresceram muito e mudaram seus perfis durante os últimos anos. Para entender melhor o que aconteceu com o cálculo, vamos detalhar.

Basicamente, o novo cálculo do PIB acrescentou dados. Antes eram computadas 43 atividades econômicas e 80 produtos. Agora são 56 atividades com 110 produtos. Veja o que foi incluído.

Quatro pesquisas, feitas pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram incorporadas no cálculo: Pesquisa Anual da Indústria (PIA), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Anual de Comércio (PAC) e Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic).

No caso da agropecuária, algumas planilhas que antes eram agrupadas foram desagregadas, detalhando, por exemplo, as movimentações por frutas cítricas, mandioca ou legumes.

No caso da indústria, o subsetor serviços industriais de utilidade pública ganhou mais um indicador (gás industrial e residencial), além da energia elétrica que já era computada.

O setor com mais modificações foi o de serviços. Na área de transporte de passageiros, foi incorporada a pesquisa do Índice de Desempenho Econômico do Transporte, da Confederação Nacional de Transporte, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O que era antes serviços de telecomunicações ( telefonia fixa e móvel) tornou-se serviços de informação, ampliando o leque de abrangência e, ao mesmo tempo, sua subdivisão incluindo além das áreas como telefonia móvel e telefonia fixa, as atividades de informática e TV por assinatura.

A fórmula utilizada para calcular o PIB é:

PIB=C+I+G+X-M

Sendo que:

C representa o consumo privado

I é a totalidade de investimentos realizada no período

G equivale aos gastos do governo

X é o volume de exportações

M é o volume de importações

OS MOTIVOS QUE LEVAM O BRASIL A TER ALTOS INDICES DE INFLACAO E BAIXO NÍVEL DE CRESCIMENTO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP ou Índice Geral de Preços (calculado pela Fundação Getúlio Vargas), IPC ou Índice de Preços Ao Consumidor (medido pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor (medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (também calculado pelo IBGE).

Podemos citar as seguintes causas da inflação:

- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte o governo;

- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;

- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

No ano de 2012, a inflação brasileira foi de 5,84% (IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com