TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto roteiro de leitura

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Texto: Reflexões periféricas sobre a difusão internacional do pensamento econômico

O texto procura demonstrar qual a importância da analise do fluxo internacional de ideias econômicas, e consideram os fluxos de ideias melhoram a formação do pensamento econômico em um parâmetro nacional.

Quadros ideológico, doutrinas e normativos cultivam a ciência econômica, a economia no que se refere ao campo de pesquisa, não é isento de ideias baseadas um juízo de valor. A hipótese de que os fenômenos de intercambio cultural em nível internacional são uma característica natural da experiência diária, pode estar sujeita a restrições, essa restrições são em relação aos meios de transmissão (velocidade de informação, facilidade de acesso, qualidade de traduções, dentre outros) e também a existência de relações duradouras de desequilíbrio entre países que tem uma tradição de inovação e criação de ciência econômica, e os demais países que a única opção é se adaptar. A partir disso é possível dizer que a facilidade ou dificuldade de aceitação de doutrinas, politicas econômicas, e teorias esta sujeita à realidade econômica do país.

Joseph Spengler discute os problemas que na transmissão de ideias econômicas se afrontam com o emissor, receptor o meio de transmissão e o conteúdo que é transmitido. Craufurd Goodwin ira discutir sobre a tentativa de chegar a uma explicação geral sobre a relação entre a disseminação das ideias e a organização social e politica prevalecente.

O texto cita o livro de Colander e Coats, onde três modelos fundamentais são identificados, o modelo de contágio, onde a disseminação de uma ideia pode ser comparada a uma doença contagiosa, o modelo da teoria de informação, e o modelo do mercado de ideias, sendo esse ultimo modelo a interpretação das razões que fundamentam, que em determinado período as ideias econômicas serão aceitas, rejeitadas, ignoradas ou recicladas. A preocupação central em fixar patrões de analise comparativa viabiliza estabelecer paralelismos em alguns pensamentos econômicos em diferentes países.

Uma analise do texto demostra que cabe ao estado um papel quase essencial na criação de um ambiente de proteção, sendo assim diminuir as diferenças entre o centro e a periferia. A disseminação internacional do pensamento econômico é importante na melhor compreensão do processo de formação da ciência econômica.

CARDOSO, José Luiz. Reflexões periféricas sobre a difusão internacional do pensamento econômico. Belo Horizonte: Nova Economia, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com