TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Textos

Ensaios: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  6.866 Palavras (28 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 28

ATPS Leitura e Produção de Textos

Faculdade Anhanguera Educacional São Paulo Pirituba

Curso: Pedagogia

Disciplina: Educação e Diversidade

Tutor presencial: Adriano

Alunos:

Alzira de Paula Viana Cristófaro

RA: 6271251462

Ana Caroline de Paula Viana

RA: 6271251482

Maria Luzineide Braga da Silva

RA:6819462536

Riboneide da Silva Viana

RA:6820464164

Silvia Maria Dellanhesi Baptista

RA:6505274518

São Paulo, de Abril 2013

Sumario

Introdução

Leitura e os Sentidos do Texto

Concepção de leitura

Foco no autor

Foco no texto

Foco na Interação autor-texto-leitor

A Interação: autor-Texto-Leitor

Estratégia de leitura

Objetivos de leitura

Leitura e produção de sentido

Leitura e ativação de conhecimento

Pluralidade de leituras e sentidos

Fatores de compreensão da leitura

Autor/Leitor

Texto

Escrita leitura: Contexto de produção e contexto de uso

Texto e leitura

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Vantagens da Leitura

Gêneros textuais

Gêneros Textuais ou Discursivos

Texto argumentativo

‘Introdução

A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta quanto mais

um aluno ler mais integrado com seu meio ele estará. A leitura é feita de diversas formas, umas das principais é utilizada pela escrita onde pode ser observável através de revistas, livros, jornais, entre tantos outros dos quais se utilizam símbolos reconhecíveis por uma determinada sociedade.

Aqui podemos exemplificar algumas formas mais praticas e prazerosa para motivar a leitura entre jovens e adultos, a concepção de leitura mostra os conceitos apresentados para entender e compreender um texto, em estratégias de leituras pode ter vários caminhos de leitura onde se torna mais interessante o modo de ler as produções de sentido é aflorado no momento em que o leitor começa a compreender o texto e interpretar o texto, os gêneros textuais são extremamente importantes para a compreensão de um texto onde com eles podemos identificar e ter um conhecimento mais pleno e significativo. Aqui vamos identificar uma maioria de gêneros textuais para o entendimento e compreensão textual.

Leitura e os Sentidos do Texto

Concepção de leitura

A necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões frequentemente discutidas.

Destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? Como ler? Essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos.

O que é ler? Ler é uma atividade extremamente rica completa e também cultural e ideológica, pode ser um processo descoberto uma tarefa desafiadora ou mesmo lúdica.

Para que ler? A leitura tem uma grande importância em vários sentidos: aprender, falar bem, escrever bem.

Como ler? Como transformar a leitura em um ato prazeroso, não é um ato mecânico, deve ser um ato prazeroso, completamente desligado da ideia de obrigatoriedade.

Foco no autor

Conforme Koch (2002) afirma a concepção de língua, como representação do pensamento corresponde á de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações que constrói ideias para que seja entendida pelo interlocutor.

Na concepção de língua representada pelo pensamento de sujeito como senhor de suas ações, ideias, do seu dizer, cabendo o leitor apena captar, a representação mental de suas intenções, o leitor passa a ter um papel passivo.

A leitura é entendida como atividade e captação de pensamentos, das ideias do autor, sem importar os conhecimentos e experiências à interação texto-leitor.

Foco no texto

Compartilhando com a concepção de diversos autores habilidades de decodificação e apontar ao texto nossos objetivos, ideia e experiências prévias.

O conceito leitura é um processo de aprendizagem, são transmitidas por códigos ou símbolos. A leitura consiste basicamente em quatro etapas como códigos visuais, auditivos, braile por cegos, “pictograma”, ou seja, objetivo ou conceito por meio de desenhos ou figurativos.

A leitura consiste basicamente em quatro etapas: A visualização: (um processo descontínuo, porque o olho não se desliza de forma continua sobre as palavras).

A fonação (articulação oral, consciente ou inconscientemente, através do qual as informações passa da vista a fala).

A audição (a informação que vai para o ouvido) e a celebração (a informação chega ao cérebro e termina o processo de entendimento).•.

Celebração (a informação chega ao celebro e teria o processo de entendimento) existem várias técnicas quando você começar a praticar a leitura, que permitem adaptar a maneira de ler segundo o objetivo que o leitor deseja alcançar. Geralmente, se procura maximizar a velocidade da leitura a compreensão do texto. Como estes objetivos são contrários entre si, à leitura ideal tem de ser um equilíbrio entre os dois.•.

Foco na Interação autor-texto-leitor

Diferenciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com