TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Casos: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  579 Visualizações

‘Direitos Humanos e Pluralidade Cultural

O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica, o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção do poder estatal e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana pode ser definido como direitos humanos fundamentais.

O Artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 diz: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Uma das características mais importantes de nossas vidas é que sempre falamos sobre direito. Mais o que ocorre quando nos deparamos com diferentes grupos que integram nosso país.

O Brasil é um país complexo e contraditório, formado por varias raças, crenças, costumes, tornou-se então essencial o surgimento da pluralidade cultural que tem como objetivo principal a valorização de culturas diferentes, que convivem no mesmo território.

A sociedade brasileira é composta por diversidades étnicas e culturais, essas relações são marcadas por desigualdades socioeconômicas.

As culturas são geradas pelos grupos sociais no decorrer da história, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com os outros, na construção de sua forma de subsistência e na produção do conhecimento.

A afirmação da diversidade é indispensável na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe constantemente, tendo a Ética como componente definidor das relações sociais e interpessoais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com