TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Leitura E Produção De Textos

Ensaios: Pedagogia Leitura E Produção De Textos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  3.850 Palavras (16 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-NIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

Diversidade Presente no Cotidiano Escolar

NOME: Cássio Hercílio de C veras RA: 6746346265

Dulce Helena A Cruz RA: 6950445253

Izyllane Maria de Araujo RA: 6746354505

Kelly Cristina T. S. Andrade RA: 6942017123

Thamires Ximenes RA: 6782384658

Tutor Presencial EAD – Marcelo Torgone Tutora à Distância Ana Paula Barramansa

Professor – Msc. Djalma Silveira

Pólo de Valparaíso de Goiás/GO

2013

Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil

E uma estrutura que estabelece as principais diretrizes básicas para uma boa educação priorizando o ensino individual de cada pessoa e que posiciona cada individua em seu grupo social para exercer seu papel de cidadão perante a sociedade.

A educação no Brasil tem a suas diretrizes previstas pela Constituição Federal onde prever desde o primeiro dia até o ensino superior.

A educação esta tanto na esfera familiar como na vida profissional, a constituição veio para disciplinar e direcionar a estrutura de ensino e as instituições organizadas a ter um padrão de ensino.

O ensino brasileiro é baseado em muitos princípios humanos buscando o convívio familiar e social, pluralismo cultural, - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; respeito à liberdade e apreço à tolerância sempre buscado uma educação adequada.

A União, Estados, Municípios estão organizados dentro de cada esfera de atuação interligados por meio da colaboração mutua.

A união tem o dever de comanda a estrutura educacional de ensino no Brasil, direcionando todos os esforços para que ela funcione de forma simples e eficiente.

Cada esfera de atuação da estrutura, estados, municípios o distrito federal, tem a liberdade de se organizar separadamente porem tem o dever de estar sempre subordinado a União Federal.

A união tem o dever de elabora o plano de ensino juntamente com os Estados, Municípios e o Distrito Federal.

Na estrutura educacional possui um conselho nacional de educação que tem com atribuição a normatização e a supervisão das atividades criadas por lei.

A estrutura prever direitos e deveres para cada elemento envolvido com a educação e direciona pessoal, material e estrutura visando um melhor desempenho e o aproveitamento de cada aluno.

O docente possui um papel fundamenta nesse processo por que são eles os grandes responsáveis pela formação, por isso que hoje após a aprovação da Lei número 11.274 de fevereiro de 2006, mudando a duração do ensino fundamental de oito para nove anos.

Já estar se criando uma reflexão que visa à melhor formação dos docentes, com material mais adequado estrutura confortável e o apoio do governo visando melhorar o nível de aprendizado de cada aluno dentro de suas possibilidades físicas e intelectuais, já que a lei aumentou o acesso das pessoas na rede de ensino.

A lei divide o ensino em educação Infantil, Ensino Médio, Ensino Fundamental.

“O sistema educacional brasileiro ganhou novos nomes a partir de 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB nº 9.394. O atendimento de 0 a 3 anos na creches e de 4 a 6 anos na pré-escola passou a ser denominado Educação Infantil. Os antigos 1º e 2º graus foram rebatizados de Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente. A LDB reduz a dois os níveis de educação escolar: Educação Básica (composta por Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e Educação Superior.”

O Brasil possui uma estrutura de ensino única onde cada elemento (União, Estado, municípios, professores, orientadores, alunos), possui obrigações dentro de cada esfera de atuação.

A responsabilidade de educar não se restringe só dentro da sala de aula, está em todo ambiente em que o individuo se encontre, em casa, no carro, no clube, no ônibus no teatro, isso significa que toda sociedade tem sua parcela de colaboração pela educação no país.

Além do ensino convencional hoje no Brasil estar ganhando formas variadas é o ensino a distância, essa modalidade veio para dar oportunidade para alunos que não conseguem estar em uma sala de aula diariamente, ter contato através das ferramentas disponíveis no mundo, vídeos aulas, conectados na internet, Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

O sistema de educação no país vem se transformando cada vez mais, com o avanço da tecnologia novos horizontes e possibilidades irão surgir.

No Brasil existe uma estrutura organizada da educação no Brasil, onde a União comanda e matem o ensino no Brasil juntamente com os Estados, municípios e o Distrito Federal, cada um dentro de suas atribuições com deveres direitos visando uma melhor educação cada vez mais eficiente para todos.

A educação no Brasil esta bastante diversificada existe formas de ensino para todos, com, por exemplo, o ensino de jovens e adultos, (EJA), alfabetização para idosos.

Dos níveis e das modalidades da estrutura de ensino no país nos mostrar passo a passo desde o primeiro dia de aula até o ensino superior.

Educação básica tem como objetivo dar ao cidadão uma estrutura que proporcione um entendimento intelectual capaz de inserir cada individuo no meio social a que ele pertença.

Ela deve ser organizada de forma a garantir a cada cidadão o acesso ao conhecimento seja da criança ao idoso de forma a atingir o nível necessário de aprendizado de cada estudante.

A educação não se restringe somente na sala de aula, dever-se levar em consideração vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com