TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de investimentos

Projeto de pesquisa: Tipos de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O trabalho mostra que a análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Analisa os tipos de investimentos o efeito da inflação, o imposto de renda e a depreciação sobre a estrutura de capital das empresas.

Fala sobre o orçamento de capital na empresa e o processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados.

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

O trabalho mostra também os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento que são: Payback descontado, Valor presente líquido – VPL e Taxa interna de retorno – TIR.

Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise.

1ª Etapa

Tipos de Investimentos:

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, porém são somente três mais importantes, são eles:

Investimentos públicos: São aqueles onde o governo ou entidades públicas disponibiliza recursos a fim de gerar bem a sociedade. Ex: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas etc., estes não visão lucros porem visão retorno social: votos para político ou governo que gerou estas melhorias para a população.

Investimentos privados: São aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Ex: fabricas particulares empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimento é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país.

Investimentos mistos: Este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura se na forma de capital misto. Exemplo: Petrobrás, banco do Brasil, caixa econômica, etc.

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia quando para a organização.

Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com