TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos e análise de investimentos

Artigo: Tipos e análise de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Artigo  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

1. O projeto vai se pagar?

2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?

3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

CAPÍTULO 1

ETAPA 1 PASSO 1

Tipos de Investimentos

É um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. Generalizando, então de forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro. Os investimentos tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias, são eles:

• Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicos a fim de gerar bem-estar social.

• Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores.

• Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidade públicos e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados.

Analise de Investimentos

O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções de maior retorno e de menor risco para a organização. Toda organização possui plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal e informal, detalhada ou simplificada de forma a atingir os seus objetivos. Esse plano estratégico pode ser formalizado em documentos ou simplesmente estar presente do proprietário ou presidente da empresa, contudo a sua realização está intimamente ligada a analise dos investimentos necessários a sua realização.

Mercado Financeiro e Analise de Investimentos

Mercado financeiro ou bancário é o conjunto de instituições e operações ocupadas com o fluxo de recursos monetários entre os agentes econômicos. Com base nas subdivisões estabelecidas para o mercado financeiro, temos:

• Mercado Monetário – Envolvem as operações a curto e curtíssimo prazo.

• Mercado de Credito – Engloba as operações de financiamento a curto e médio prazo.

• Mercado de Câmbio – Inclui as operações de conversão (troca) de moeda de um país pela outra.

• Mercados de Capitais – Assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico.

• Outros Mercados.

Principais Modalidades de Aplicações Financeiras

• CDB – É emitido por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou publico, em troca de um deposito a prazo, ou seja, um deposito que só pode ser resgatado após determinado período.

• Caderneta de Poupança – É um instrumento muito tradicional de renda fixa e atualmente sua rentabilidade é um misto entre taxa pré-fixada e taxa pós-fixada: TR+0,5% a.m.

• Debêntures – As debêntures são instrumentos de renda fixa e além da credibilidade da empresa emissora podem oferecer garantias adicionais, como possibilidade de conversão em ações.

Ações de empresas negociadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com