TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Egito

Projeto de pesquisa: Trabalho Egito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

O objetivo do trabalho é buscar as origens da matemática e suas derivações, sobre a influencia do homem da civilização do Antigo Egito, através das escrituras egípcias de como foi a concepção de números e grandezas assim identificar a importância dos cálculos matemáticos para a grande construções erguidas a 500 a.C, as famosas pirâmides do Egito umas das 7 maravilha do mundo.

Dessa forma baseando na história, procura uma melhor compreensão do conceito do surgimento dos números é a relação das derivadas, através da descoberta do mais relevante escritura nos papiros.

A origem das ciências através dos tempos

O Egito antigo, a escrita tinha uma grande importância no desenvolvimento de sua atividade sagradas e cotidianas, considerada uma civilização muito rica literária, onde tinha o desenvolvimento muito avançado para sua época, desenvolveram três sistemas de escritas diferentes entre si.

No cotidiano da vida dos faraós, precisavam de uma boa administração na manutenção do seu vasto império, está cargos eram concebidos aos seus escribas, cargos confiáveis e fundamentais de extrema importância política do Estado. A função de um escriba era administrar o império de seus faraós exercendo tarefas de contabilizar os impostos, contar os servos do reino, fiscalizar as ações públicas e avaliar o valor das propriedades.

Os sistemas de escritas egípcios muito complexos, somente no inicio do século XIX, quando o general Napoleão Bonaparte realizou a invasão no Egito, os tipos de escritas foram desvendadas, graças os esforços do jovem pesquisador Jean François Champollion em 1821.

Através dessa escrita ponderam ser revelados de como foram feita as principais realizações dos egípcios no campo matemático que é construção das pirâmides, invenção de um calendário solar e a criação do sistema próprio.

Tabela usada pelos egípcios:

O que sabemos hoje sobre a ciência exatas do Antigo Egito é com base dos seus documentos existentes é muito importante: O Papiro Rhind Papiro de Moscou e o Papiro de Berlim.

1° O Papiro Rhind

Contem uma série de tabelas nas quais constam os quocientes de vários tipos de divisão de números naturais, e ainda 84 problemas envolvendo a vida cotidiana, como exemplo para ajudar a resolver as soluções.

32 cm.

Este papiro foi escrito por volta de 1850 a.C, encontra-se atualmente no Museu Britânico.

2° Papiro de Moscou:

Escrito aproximadamente em 1890 a.C, atual está localizado no Museu de Belas Arte de Moscou.

Deste papiro contém 25 problemas, dos quais são parecidos com de Rhind. No entanto alguns problemas bastante distintos , como se refere à curva e outra se referem à área de uma pirâmide truncada, também contem problemas de equação de 2x+x=9.

3° Papiro de Berlim:

Foi escrito em 1800 a.C. neste papiro apareceram pela primeira vez a solução sendo uma delas uma equação de 2° grau.

x2 + y2 = 100 e 4x - 3 y = 0 (1)

x2 + y2 = 400 e 4x - 3 y = 0 (2)

TRADUÇÃO

Problema (1)

A área de um quadrado de 100 [cúbitos quadrados] é igual à de dois quadrados menores. O lado de um dos quadrados é ½ + ¼ o lado o outro. Dizem-me quais são os lados dos dois quadrados desconhecidos. (citado por Gillings)

Problema (2)

A área de um quadrado de 400 [cúbitos quadrados] é igual à de dois quadrados menores. 1 + ½ do lado de um dos quadrados é o dobro do lado do outro. Dizem-me quais são os lados dos dois quadrados desconhecido

As maiores pirâmides do Egito, as pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos, são conhecidas como “as pirâmides de Gizé”, pois ficam nas proximidades da cidade de Gizé. é a pirâmide de Queóps, possuindo 147 metros de altura e tendo por base um quadrado de 234 metros de lado foi considerada a maior de todas. Partir desta descoberta mostra a importância das derivas o Teorema de Pitágoras, também problemas relacionados com as medidas de panos de vela, que envolvem “equações de 2º Grau”, além de problemas de aritmética simples, divisões e frações unitárias. (citado por Gillings)

Conclusão:

Através deste trabalho podemos verificar que a matemática já era conhecida pelos egípcios que desenvolveram os seu método de calcular as derivas com base no seu dia a dia. Pelo este fato mostra que matemática que ao longo dos tempos foi se aprimorando e descobrindo varias formas de utilização da derivada, onde tem uma grande importância na ciência exata e também na vida social.

Introdução:

O objetivo do trabalho é buscar as origens da matemática e suas derivações, sobre a influencia do homem da civilização do Antigo Egito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com