TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Contabilidade Nacional

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Índice

Introdução        i

Objetivos gerais        1

Objetivos específicos        1

Pergunta de partida        1

Hipótese        1

Metodologia        1

Divida pública e crescimento económico        2

Objetivos da divida publica        2

Arrecadação da divida publica        2

Vantagens        3

Desvantagens        3

Teoria económica referente a dívida pública        3

Teoria clássica da divida publica        3

Teoria da Equivalência Ricardiana        4

Crescimento económico        4

Teoria do crescimento económicos        5

Evolução do PIB e da divida pública        6

Analise da divida publica e do crescimento económico em Cabo Verde        7

Conclusão        9

Introdução

O presente trabalho é sobre o problema da dívida pública em Cabo Verde e o crescimento económico. A dívida pública entende – se como sendo o endividamento por parte das administrações pública ou governo. Essa divida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada, ou seja, quando as receitas não são suficientes para cobrir as despesas, logo é necessário emprestar capital para cobrir esse deficit. A divida é muito importante no processo de crescimento económico e de desenvolvimento do país. Quando esta é bem estruturada e mantida a um nível sustentável, o dinamismo do consumo e do investimento fluem de forma normal, estimulando o crescimento económico. Porém, quando esta não é sustentável, ela pode contribuir de forma nefasta para economia, podendo pôr em causa toda a dinâmica do mercado financeiro, do consumo e do investimento.

      O trabalho está organizado em 3 partes. Na primeira parte iremos falar sobre a divida publica, mais concretamente sobre o seu conceito, os tipos, os objetivos, as vantagens e as desvantagens, a sua evolução, sem esquecer de como ela é arrecadado.

Na segunda parte iremos abordar algumas teorias económicas referentes a divida pública. E só depois entrar na parte do crescimento económico, onde iremos apresentar o seu conceito e falar um pouco sobre a teoria do crescimento económico.

Na terceira parte iremos fazer uma analise da divida pública e do crescimento económico em Cabo Verde, tendo em conta também a situação pandémica que o país tem estado a passar. Sendo Cabo Verde um país com uma economia pequena, aberta e muito exposta às adversidades de um ambiente internacional cada vez mais globalizado e competitivo. A base produtiva da economia é ainda muito fraca e pouco diversificada, dependendo muito do sector do turismo, o que dificulta mais a situação do país, pois a covid-19 afetou e muito o turismo, que é a principal fonte do crescimento do país, o que levou a uma regressão na economia.

Objetivos gerais

Analisar a situação da divida publica em cabo verde e como ele influência o crescimento económico

Objetivos específicos

  • Desenvolver uma base teórica sobre a divida publica e o crescimento económico;
  • Analisar a divida pública e o crescimento económico de 2017 à 2020;
  • Relacionar a divida publica com o crescimento económico.

Pergunta de partida

Será a divida pública um fator determinante para termos um crescimento económico sustentável em Cabo Verde?

Hipótese

A divida publica influencia negativamente o crescimento económico, visto que, em cabo verde a divida pública não é gerida de uma forma sustentável.

Metodologia

O estudo foi feito com base em pesquisas feitas em websites e também dos dados retirados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE) com o intuito de descrever como a divida pública afeta o crescimento económico.


Divida pública e crescimento económico

Divida publica compreende todo o financiamento que o governo faz destinado aos gastos públicos que não é possível cobrir com os impostos. Esta divida pode ser interna quando a arrecadação acontece dentro do pais e externa quando o empréstimo vem de uma instituição estrangeira como o FMI, por exemplo.

Objetivos da divida publica

  • Financiar o deficit público;
  • Servir como instrumento de política monetária (o caso específico da dívida interna, isto é, open market);
  • Criar referencial de longo prazo para financiamento do setor privado. Isso porque as emissões públicas servem de referência para a precificação de dívida privada;
  • Propiciar a alocação de recursos entre gerações, na medida em que à geração futura caberá o pagamento das despesas realizadas no presente com recursos oriundos do endividamento.

Arrecadação da divida publica

Em cabo verde a divida publica é captada através dos títulos de tesouro, que representam produto financeiros emitidos e garantidos pelo governo de rentabilidade pré-fixada conforme o prazo determinado para a sua maturidade. Tem como principal objetivo, cobrir a necessidade de financiamento do estado bem como incentivar a poupança e captação de investimento estrangeiro. Porém, representa ainda, um instrumento de política monetária capaz de controlar o nível das taxas de juros, a expansão monetária e consequentemente a inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (567 Kb)   docx (356.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com