TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Economia Pitagoras

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

a) O que é Capitalismo?

O capitalismo econômico é um sistema em que a propriedade privada detém os meios de produção em que apenas um sistema delimita a maioria, onde se decide valores de mão de obra, produção, propaganda e valores de produto ou seja são os donos do sistema econômico, onde este sistema baseasse em aquisição de bens privados produzidos por indústrias e vendidos para a população pelo sistema varejista, e estes o fazem com o propósito de aumentar os ganhos e adquirir lucro. A iniciativa particular possui grande domínio do sistema e controla quase todos os meios de produção. O principal objetivo do capitalismo é aumentar e acumular capital originário do trabalho do proletariado. Como resultado deste sistema acontece a divisão da sociedade em classes sociais, onde um pequeno lado detém o grande poder, estes são os verdadeiros "capitalistas" e do outro lado fica a parte do proletariado, que pelo seus trabalhos recebem em troca um salário que é usado para continuar abastecendo o sistema capitalista sobre a oferta, demanda, preço e distribuição. Atualmente o capitalismo vem dominando o mundo ocidental desde a queda do feudalismo, por reconhecer os direitos individuais, que toda propriedade é privada e que o governo existe apenas para assegurar a liberdade e segurança através da polícia, exército e as leis ele vem caindo nas graças de muitos.

a 2) O capitalismo é o sistema social que agora existe em todos os países do mundo. Sob este sistema, os meios de produção e distribuição de bens (a terra, as fábricas, tecnologia, sistema de transporte, etc.) são propriedade de uma pequena minoria de pessoas. Referimo-nos a este grupo de pessoas como a classe capitalista. A maioria das pessoas deve vender sua capacidade de trabalhar em troca de um salário (que nos referimos como a classe trabalhadora).

A classe trabalhadora é paga para produzir bens e serviços que são vendidos para um lucro. O lucro é adquirido pela classe capitalista, porque eles podem fazer mais dinheiro vendendo o que temos produzido do que custaria para comprar no mercado de trabalho. Neste sentido, a classe trabalhadora é explorada pela classe capitalista. Os capitalistas vivem dos lucros que obtêm a partir da exploração da classe trabalhadora, enquanto reinvestindo parte dos seus lucros para a maior acumulação de riqueza.

O motivo do lucro não é apenas o resultado da ganância em nome dos capitalistas individuais. Eles não têm uma escolha sobre o assunto. A necessidade de fazer um lucro é imposta aos capitalistas como condição para não perder os seus investimentos e sua posição como capitalistas.

b) O que é Socialismo?

O significado do socialismo é a propriedade comum. Isto significa que os recursos do mundo sendo propriedade em comum por toda a população global.

Na prática, a propriedade comum significará todo mundo ter o direito de participar nas decisões sobre a forma como os recursos globais serão usados. Isso significa que ninguém ser capaz de assumir o controle pessoal de recursos, além de seus próprios pertences pessoais.

Controle democrático é, portanto, também essencial para o significado do socialismo. O socialismo será uma sociedade em que todos terão o direito de participar nas decisões sociais que os afetam. Estas decisões poderiam estar em uma ampla gama de questões, um dos

tipos mais importantes de decisão, por exemplo, seria como organizar a produção de bens e serviços.

Produção sob o socialismo seria direta e exclusivamente para uso. Com os recursos naturais e técnicas do mundo, realizada em comum e controladas democraticamente, o único objeto de produção seria a de satisfazer as necessidades humanas. Isso implicaria um fim à compra, venda e dinheiro. Em vez disso, levaria livremente o que tínhamos comunitariamente produzido. O velho slogan de "de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as necessidades" seria aplicável.

No socialismo, todos teriam acesso aos bens e serviços destinados a satisfazer diretamente as suas necessidades e não há necessidade de nenhum sistema de pagamento para o trabalho que cada indivíduo contribui para produzi-los. Todo o trabalho seria numa base voluntária. Produzir para necessidades significa que as pessoas se engajarem no trabalho que tem uma utilidade direta. A satisfação que este iria fornecer, juntamente com o aumento da oportunidade de moldar padrões de trabalho e condições, traria novas atitudes para o trabalho.

c) O que é Economia Mista?

c) A economia mista busca combinar dois ou mais modelos de economia diferentes, onde participam o setor privado juntamente com setor público, geralmente este tipo de economia tentando encontrar um equilíbrio entre as melhores características dentre estes modelos.

c 2) Economia Mista

Um sistema econômico misto é um sistema econômico que apresenta características de ambos, capitalismo e socialismo. Um sistema econômico misto protege a propriedade privada e permite um nível de liberdade econômica no uso de capital, mas também permite que os governos interfiram nas atividades econômicas, a fim de alcançar os objetivos sociais.

As maiorias das economias modernas apresentam uma síntese de dois ou mais sistemas econômicos. O setor público trabalha em conjunto com o setor privado, mas podem competir pelos mesmos recursos limitados. Sistemas econômicos mistos não bloqueiam o setor privado a partir de fins lucrativos, mas monitoram os níveis de lucro e pode nacionalizar empresas que são considerados impedimentos para o bem público. Os Estados Unidos são principalmente uma economia de livre mercado, mas incorpora elementos como proteção para a agricultura e fabricação por meio de restrições comerciais e subsídios. Isso faz com que os Estados Unidos sejam uma economia mista por definição.

d) Em 1964, na ocasião da Ditadura Militar, havia interesse político, econômico e cultural pelos EUA no Brasil? Explique essa questão com fatos identificados no documentário.

Naquela época, os movimentos sociais eram visto como socialista no Brasil, os trabalhadores assustavam a burguesia. Além disso, o presidente João Goulart comprou briga com as multinacionais ao anunciar as reformas de base, onde estava incluída a diminuição das remessas de lucro das multinacionais para os Estados Unidos. As empresas americanas foram diretamente atingidas e não admitiam perder lucros. O que culminou para o golpe militar aconteceu em março de 1964, foi quando Jango estabeleceu que fosse feita a reforma agrária e a nacionalização das refinarias estrangeiras de petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com