TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de FEB

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho: Formação Econômica do Brasil

Aspectos da Economia Europeia no período Pré-Descobrimento

Aluno: Rafael Horta e Silva dos Santos

Matrícula: 201505044

1 – O que foi o Feudalismo e quais foram as condições que permitiram que ele se formasse?

Resposta: O feudalismo foi um modo de organização social e político que predominou na Europa durante a idade média (entre os séculos V e XV). Após a queda do Império Romano (476), a Europa foi invadida por árabes e normandos levando a uma desorganização econômica e fragmentação do poder dos Estados. Foi uma época de pânico social, onde predominava a violência e a anarquia.

Devido à falta de recursos econômicos, o Estado cedeu terras a seus funcionários superiores (denominadas feudos), e esses se tornaram os suseranos (proprietários dos feudos que possuíam certos direitos). Com isso se instalou o que chamamos de Feudalismo, onde a economia era voltada para a auto-suficiência local e a troca interna, baseada no escambo direto e na servidão.

2- Como se deu o início da Revolução Comercial?

Resposta: A Revolução Industrial foi um período de grande expansão econômica da Europa, movido pelo colonialismo e mercantilismo. Foi a transição do Medieval para o Moderno.

Dentre os fatores que deram início a Revolução podemos citar: o renascimento comercial e urbano, com o surgimento de uma nova classe (burguesia); a expansão ultramarina que possibilitou o comércio de especiarias entre diferentes regiões; e a doutrina mercantilista que favoreceu a Revolução Industrial.

 

3- O que era e o que defendia o Mercantilismo?

Resposta: O mercantilismo foi o conjunto de idéias e práticas econômicas adotadas pelos grandes Estados da Europa no período do capitalismo comercial, que defendia o enriquecimento nacional por meio do acúmulo de moedas e metais nobres. Tinha como seus principais objetivos o Fortalecimento do Estado (era uma ideologia nacionalista), estando diretamente ligado a formação das monarquias nacionais europeias; e o enriquecimento da burguesia.

4- Quais eram as vantagens de Portugal em relação aos outros países europeus por volta do século XIII?

Resposta: Portugal já estava geográfica e politicamente constituído, o que lhe proporcionou vantagens no processo de expansão comercial. Devido ao seu extenso litoral, os portugueses iniciaram cedo o comércio pela via marítima com o norte da Europa.

5- Quais fatores contribuíram para que Portugal estivesse na linha de frente da expansão ultramarina?

Resposta: O pioneirismo português na expansão ultramarina se deve a um conjunto de fatores, dentre os quais podemos citar: A unificação precoce do Estado (centralização do poder); a ausência de guerras e conflitos (Guerra dos Cem anos), que permitiu a prática de atividades econômicas e acumular recursos; a posição geográfica favorável ao comércio e às navegações (fácil acesso ao mar); o conhecimento marítimo e  os avanços tecnológicos promovidos pela Escola de Sagres.

6- Qual foi a importância do pau-brasil para a colonização?

Resposta: No início da colonização, o pau-brasil era a base das exportações para a Europa, e sua exploração serviu como um período de estudos e pesquisas das novas terras para melhor aproveitamento da colônia.

7- O que foram as feitorias?

Resposta: As feitorias eram construções rústicas situadas no litoral que eram utilizadas para controlar o comércio dos produtos que seriam destinados à Europa. Elas funcionavam simultaneamente como mercado, ponto de apoio à navegação, armazém e alfândega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com