TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de HEG,Discuta, em grandes linhas, as principais correntes de interpretação da origem, formação e desenvolvimento do capitalismo.

Por:   •  24/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

TRABALHO DE HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

Questão 1

Discuta, em grandes linhas, as principais correntes de interpretação da origem, formação e desenvolvimento do capitalismo.

1

Sumário

Introdução......................................................................................3

Origem, Formação e Desenvolvimento do capitalismo.................4

Maurice Dobb.................................................................................5

Gian Enrico Rusconi.......................................................................7

Max Weber......................................................................................8

Karl Marx.......................................................................................10

Conclusão.......................................................................................12

Referências Bibliográficas.............................................................13

2

Introdução

       Esse trabalho busca responder como a origem, formação e desenvolvimento do capitalismo, a partir de teorias e teses de diversos pensadores economicos em suas respectivas épocas.

      Nesse trabalho foram citados alguns dos principais autores sobre o capitalismo, como Maurice Dobb, Max Weber, Karl marx e Gian Enrico Rusconi que foram de grande contribuição a todos os estudiosos que, no futuro, tentariam entender os principios do capitalismo durante toda a história.

3

Origem, Formação e Desenvolvimento do capitalismo.

Origem do capitalismo

Existem diversas teorias sobre a origem do capitalismo, contudo é aceito pela grande maioria dos pensadores que o sistema capitalista surgiu na transição entre a idade média e a idade moderna. Muitos entendem o surgimento do capitalismo como um renascimento comercial, pois com a decadência do sistema feudal, foram abertas novas oportunidades para os mercadores e comerciantes que antes não eram possíveis. Esse renascimento urbano e comercial durante os séculos XIII e XIV foi o principal fator para a criação de uma nova classe social chamada burguesia, cujo principal objentivo era a obtenção de lucro através de suas transações economicas. Além dos burgueses também surgem os banqueiros e cambistas, que durante a época feudal eram queles que trocavam as moedas de viajantes e mercadores que decidiam ir de um território dominado por certo senhor feudal, para outro com um diferente senhor, pois a maioria das cidades e feudos produziam a sua própria moeda, o que fazia necessaria a ação desses cambistas.

Formação do capitalismo

A formação do capitalismo iniciou-se Europa e surgiu a partir do século XIII com a decadência do sistema feudal, começando a crescer nos séculos seguintes, com o aparecimento da burguesia, classe social que possuía os meios de produção e com a expansão comercial, acarretando diversos acontecimentos, como o crescimento das cidades, a abertura de novas rotas marítimas, que permitiram o contato com novos centros comerciais de outras Nações, descoberta de metais preciosos no novo mundo e ampliação do comércio entre as cidades européias. O capitalismo começou a se expandir devido a difusão das idéias mercantilista, que por sua vez deu um estimulou os         sentimentos nacionalistas, gerandoo assim um incentivo ao comercio e criando as condições necessárias para o surgimento do modo de produção capitalista. As riquezas acumuladas durante o período mercantilista, deixaram de funcionar como capital comercial e capital usurário ( empréstimos a juros), para assumir a forma de capital industrial.                                                                                                                             4

Desenvolvimento do capitalismo

O capitalismo toma seu grande impulso a partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, e estendendo-se nos países da Europa Ocidental e posteriormente aos Estados Unidos. A Revolução Industrial iniciou um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, geração de lucros e acumulo de capital. Na Europa Ocidental, a burguesia assume o controle econômico e político. As sociedades vão superando os tradicionais critérios da aristocracia, acabando com o privilégio de nascimento e a força do capital se impõe e começam a surgir as primeiras teorias econômicas. Essas teorias conhecidas como liberalismo econômico defendia a livre iniciativa e a não interferência do Estado na economia. Em pouco tempo, o liberalismo econômico mostrou suas primeiras imperfeições e as empresas passaram a enfrentar dificuldades para comercializar os seus produtos, pois o mercado consumidor não crescia na mesma proporção que as indústrias conseguiam produzir.

Maurice Dobb

De acordo com Maurice Dobb, desde sempre existiu um dilema no conceito de origem do capitalismo, pois desde sempre um sistema econômico só podera existir se mediado por outros sistemas, nao importando o momento histórico em que ele esta inscrito. Para ele a causa do declínio do sistema feudal foi a ascensão da economia monetária que elevou a intensificação da servidão logo, esta foi gerou o declínio feudal e a partir desse momento foi originado o capitalismo. Dobb acredita que o capitalismo possa ser identificado de três maneiras distintas:

- Pelo espírito capitalista, que seria o idealismo por parte da classe Burguesa em busca do lucro

- Pela produção de um excedente para um mercado distante

- Pelas relações de produção                                                                                    5

Em relação ao novo modo de produção criado, Maurice Dobb, na sua obra, "A evolução do Capitalismo", comenta sobre o capitalismo da seguinte forma:

Ele (o capitalismo) está presente onde quer que a provisão industrial para as necessidades de um grupo humano sejam executadas pelo método da empresa, e um estabelecimento racional como um estabelecimento com contabilização do capital. E usou a expressão "espírito do capitalismo" para descrever a atividade que busca o lucro, racional sistemático (Dobb, 1987).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (115.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com