TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Participação Individual

Tema 1: A elasticidade-preço da demanda e sua importância na formação de preços de venda de bens de consumo duráveis.

Elaborado por: Hugo Ribeiro Soares

Disciplina: Economia Empresarial

Introdução

        O presente trabalho tem como objetivo realizar resenha crítica sobre o assunto abordado na primeira reunião online da disciplina de Economia Empresarial: a elasticidade-preço da demanda e sua importância na formação de preços de venda de bens de consumo duráveis.

        Ao decorrer da aula, com o intuito de compreender o tema deste trabalho foi necessário introduzir alguns importantes conceitos, primeiramente diferenciando microeconomia (focada em empresas, relação consumidor/produtor e preço) da macroeconomia (focada em estudar níveis de renda, geração de empregos e nível geral de preços). Para fins de elucidação do assunto, foi feita ainda uma metáfora ao dizer que a microeconomia seria como uma árvore e a macroeconomia como uma floresta.

        Para entendimento do assunto é necessário isolar o efeito de cada variável envolvida adotando o conceito Coeteris paribus, que significa considerar que todas as demais coisas continuam inalteradas.

        Antes de discutir os efeitos do conceito de elasticidade-preço, é importante ainda compreender o que é demanda e oferta, assim como a dinâmica de deslocamento das respectivas curvas, de acordo com diferentes variáveis: preço dos bens complementares, bens substitutos, renda, gosto, renda, etc.

        O mercado é o ambiente aonde os preços e as quantidades transacionadas são estabelecidos através da negociação entre compradores e vendedores. O equilíbrio de mercado ocorre no exato ponto de intersecção entre a curva de demanda e a de oferta, ou seja, quando a quantidade que os ofertantes desejam vender é a mesma que os consumidores estão dispostos a comprar.

Desenvolvimento

        Adentrando no conceito de elasticidade, é necessário compreender que a receita de uma empresa está diretamente relacionada com as variáveis que podem impactar a diminuição ou o aumento das quantidades ofertadas/demandadas visto que a receita de uma empresa é resultado da multiplicação entre quantidade vendida e o preço.

        Segundo explicação em aula, “a elasticidade da demanda é a resposta das quantidades demandadas à variação de preço e às demais condicionantes do comportamento do consumidor”. É importante ressaltar que ao aferir a relativização entre os aumentos ou decréscimos de quantidade e preço deve-se sempre considerar percentualmente as variações e não considerar os valores de forma absoluta.

        Em suma, o estudo da elasticidade-preço demanda visa medir as variações nas quantidades demandas em função das variações no preço, por seus diversos motivos e suas consequências.

        Para que o entendimento fique ainda mais lógico, durante a aula foi apresentada a fórmula geral da elasticidade-preço da demanda, que correlaciona algebricamente a variação da demanda e do preço:

[pic 1]

        

        Por definição, quando Ed > | 1 | a demanda é elástica em relação ao preço, quando Ed < | 1 | a demanda é inelástica em relação ao preço e quando Ed = 1 dizemos que a demanda é unitária em relação ao preço negociado.

        Como exemplo de demanda tipicamente elástica, o professor trouxe à tona episódio de medida do governo para redução e após extinção do IPI para computadores e eletrônicos o que fez multiplicar a demanda dos compradores para aquisição de artigos deste gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (748.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com